Powered By Blogger

sábado, 28 de novembro de 2015

QUANDO UM MEMBRO DA FAMÍLIA TEM ALZHEIMER

Minha avó cantarola. É a mesma melodia de cada vez. Uma calma, allegro melodia que incha e diminui com a ascensão e queda do peito frágil. Todo mundo da minha mãe ao médico para o bagger no Costco já escolheu seus cérebros tentando decodificar a melodia que ressoa bem debaixo consciência da minha avó. Nós todos vêm acima do short.
Os médicos dizem que não é incomum, com pacientes de Alzheimer. Eles vão listar fora do jargão técnico sobre as células nervosas e proteínas e genética, mas tudo um membro da família ouve é que estamos perdendo. O vibrante aeromoça American Airlines que tricotar blusas todos nós, mesmo quando ele tinha noventa graus no exterior e montou um camelo através das Grandes Pirâmides com o homem que amava continua a deslizar lentamente para longe.
A foto do marido de cinquenta anos descansa pacificamente em sua mesa de cabeceira. Em um bom dia, ela reconhece suas feições amáveis e sorri para ele como se fosse o dia em que se casaram. Em um dia normal, o rosto no enquadramento é seu primo, tio, filho, ou "um homem que olha bastante bonito, você não acha?" Em um dia ruim, ele permanece como uma presença indesejada em um quarto estrangeira.
Nos dias comuns, vamos parabenizá-la e dizer-lhe quão sortuda ela é, porque esse homem bonito era dela, e ele a amava intensamente com cada fibra do seu ser. Vamos mostrar seus álbuns de fotos transbordando com suas lembranças. Ela vai sorrir, concorda que o casal é realmente muito bonito, e ela realmente deve ter sido muito, muito sortudo por ter vivido uma vida tão maravilhosa.
Nos dias ruins, vamos dizer-lhe o que podemos, e prometo-lhe que amanhã será melhor.
Mas isso é a coisa com a doença de Alzheimer. Você nunca sabe se o amanhã será melhor, ou se hoje é o último dia em que me lembro de você.
Você não sabe se amanhã você vai andar em seu quarto e eles vão sorrir e dizer o seu nome. Se você vai ser capaz de relembrar em conjunto sobre as boas lembranças de Natais e Thanksgivings passado, ou se você vai estar dizendo a eles como histórias. Você vive com a esperança de que, mesmo que eles não sabia que você hoje, que você vai voltar amanhã e no reconhecimento que você almeja pisca através de seus olhos.
Muitas vezes me pergunto se as memórias realmente deixá-la ou se eles estão apenas trancado em um cofre que ela perdeu a chave para. Que ela está constantemente em busca da chave que ela podia jurar que ela deixou na mesa de café. Que tudo o que ela procura é apenas fora do alcance.
Nos dias em que a chave parece irremediavelmente perdido e fechou o cofre apertado, ela vai cantarolar. Silenciosamente no início, mas depois vamos ligar o som da música e do cofre será aberto. Apenas um pouco e só por um momento, mas abre. Os refrões suaves de "Edelweiss" vai ressoar através de seu peito, mais forte e mais forte, até que ela está cantando as palavras tão claras quanto cada um dos von Trapp.
É nesses momentos que não há felicidade. A doença de Alzheimer é banida para outra sala, outro país, outra dimensão, e que todos nós rir e cantar com ela como se nunca tivesse existido. Nós podemos fazer uma nova memória que ela pode não se lembrar amanhã ou em poucas horas, mas que vamos valorizar cada dia.
Eu acho que neste momento devo esclarecer: Minha avó cantarolava. Ela cantarolou até que ela não podia cantarolar mais, e quando esse momento chegou, ela foi embora.
Mas eu não posso escrevê-lo assim, porque ela não é um tempo passado. Ouço-a cantarolar quando estou dirigindo, quando estou escrevendo, quando eu estou tentando lembrar o nome do ator que fica na ponta da minha língua. Eu acho que em algum ponto no meio de nomeações todos do médico e bate-papos do meio-dia, sua trilha sonora tornou-se meu. Então, enquanto eu estiver vivo, ela cantarola. Presente.
Minha avó cantarola assim como sua mãe cantarolava e como sua tia cantarolou, então eu suponho que um dia minha mãe vai cantarolar e minhas tias vai cantarolar. Finalmente, o meu impetuoso, irmã efervescente vai cantarolar e eu estarei bem atrás dela. Vamos cantarolar para preencher o silêncio, e confortar-nos quando o rosto olhando no espelho parece estranho e estrangeiro. Vamos cantarolar a lembrar; vamos cantarolar porque nós não podemos. Mas vamos cantarolar, e assim como a vida que estamos deixando para trás, vai ser bonito.

abs.
Carla
extraído:https://www.facebook.com/groups/356844134420305/permalink/770679629703418/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla