Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Fatores de Risco para Tumores Cerebrais/SNC

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, por exemplo, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com um tumor cerebral tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver tumores cerebrais: 

Exposição às Radiações Ionizantes - O fator de risco ambiental estabelecido para os tumores cerebrais é a exposição à radiação, mais comumente devido a algum tratamento radioterápico. A maioria dos tumores cerebrais induzida por radiação é causada pela radioterapia na cabeça administrada para tratar outros cânceres. Entretanto, para a maioria dos pacientes com outros cânceres que são tratados com radioterapia, os benefícios do tratamento superam o risco de desenvolver um tumor cerebral anos mais tarde.

Histórico Familiar - A maioria das pessoas com tumores cerebrais não têm um histórico familiar da doença. Em geral, pacientes com câncer hereditário tendem a ter muitos tumores, que ocorrem inicialmente quando são jovens. Alguns desses cânceres têm como causa desordens bem definidos, como: neurofibromatose tipo 1 e 2, esclerose tuberosa, doença de von Hippel-Lindau, síndrome de Li-Fraumeni, síndrome de Gorlin, síndrome de Turcot, e síndrome de Cowden.

Doenças do Sistema Imunológico - Pessoas com algum comprometimento do sistema imunológico têm um risco aumentado de desenvolver linfomas no cérebro ou na medula espinhal. Deficiências do sistema imunológico podem ser congênitas ou ser causadas por tratamentos para outros tipos de cânceres, como o tratamento para prevenir a rejeição de órgãos transplantados, ou o resultado de doenças como a síndrome da imunodeficiência adquirida.

Fatores de risco com efeitos incertos, controversos ou não comprovados:

Uso do Telefone Celular - Esse assunto é objeto de uma grande discussão nos últimos anos. Os telefones celulares emitem radiação de radiofrequência, uma forma de energia no espectro eletromagnético entre as ondas de rádio FM e os utilizados em fornos de microondas, radares e satélites.  Atualmente existem vários estudos em andamento, mas nada comprovado cientificamente.

Outros Fatores - Fatores ambientais, como exposição a cloreto de vinilo, produtos derivados do petróleo, e outros produtos químicos foram ligados a um risco aumentado em alguns estudos, nada ainda conclusivo. A exposição ao aspartame, a campos eletromagnéticos de linhas de alta tensão e transformadores, e infecção por certos vírus têm sido sugeridos como possíveis fatores de risco, mas ainda não existe nenhuma evidência convincente para vincular esses fatores aos tumores cerebrais.

Fonte: American Cancer Society (07/01/2015)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído;http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-tumores-cerebrais-snc/7344/882/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla