Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Causas dos Tumores Cerebrais/SNC





A causa da maioria dos tumores cerebrais e da medula espinhal não é totalmente conhecida. Mas, já se sabe que algumas das mudanças que ocorrem nas células normais do cérebro podem levar à formação de tumores cerebrais.

Células humanas normais crescem e funcionam principalmente com base nas informações contidas em seus nos cromossomos. Os cromossomos são longas cadeias de DNA em cada célula. Os tumores cerebrais e da medula espinhal, assim como outros tumores, são causados por alterações do DNA no interior das células. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso.

Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são denominados genes supressores do tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA que se transformam em oncogenes ou por desativação dos genes supressores do tumor. Estas alterações genéticas podem ser herdadas de um dos pais, mas acontece, com mais frequência, durante a vida da pessoa.

Nos últimos anos, os pesquisadores descobriram que as alterações genéticas que causam algumas síndromes hereditárias, como neurofibromatose, esclerose tuberosa, síndrome de Li-Fraumeni e síndrome de von Hippel-Lindau, aumentam o risco de desenvolvimento de alguns tumores cerebrais e da medula espinhal. Por exemplo, a síndrome de Li-Fraumeni é causada por alterações no gene supressor de tumor TP53. Normalmente, este gene impede que as células com o DNA danificado cresça. As alterações neste gene aumentam o risco de desenvolvimento de tumores cerebrais, em particular, os gliomas, bem como alguns outros tipos de cânceres.

Na maioria dos casos, não se sabe por que as pessoas sem síndromes hereditárias desenvolvem tumores cerebrais ou de medula espinhal. A maioria dos fatores de risco para o câncer de alguma forma danificam os genes. Por exemplo, o fumo do tabaco é um fator de risco para câncer de pulmão e vários outros tipos de câncer, pois contém produtos químicos que podem danificar os genes. O cérebro é relativamente protegido da fumaça do tabaco e outros produtos químicos cancerígenos que possamos respirar ou comer, assim esses fatores não são susceptíveis de desempenhar um papel importante nestes tipos de câncer.

Várias alterações de genes diferentes geralmente ocorrem em células normais antes de se tornarem cancerosas. Existem muitos tipos de tumores cerebrais, cada um com diferentes conjuntos de alterações genéticas. Uma série de alterações genéticas ou cromossômicas foram encontradas em diferentes tipos de tumor cerebral, mas provavelmente há muitos outros que ainda não foram detectados.

Atualmente, se sabe que algumas das alterações genéticas ocorrem em diferentes tipos de tumores cerebrais, mas ainda não está claro o que provoca a maioria dessas mudanças. Algumas dessas alterações genéticas podem ser herdadas, mas a maioria dos tumores cerebrais e da medula espinhal não são resultado de síndromes hereditárias conhecidas. Diferente de radiação, não existem causas relacionadas com o estilo de vida ou ambientais conhecidas de tumores cerebrais. A maioria das alterações genéticas são provavelmente apenas eventos aleatórios que às vezes acontecem dentro de uma célula, sem qualquer relação com uma causa externa.

Fonte: American Cancer Society (07/01/2015)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/causas-dos-tumores-cerebrais-snc/7345/882/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla