Powered By Blogger

domingo, 8 de novembro de 2015

Diagnóstico do Câncer de Próstata - Biópsia dos Gânglios Linfáticos para Diagnóstico do Câncer de Próstata


Existem diversas técnicas de biópsia dos gânglios linfáticos:


  • Biópsia Cirúrgica



A biópsia cirúrgica consiste na remoção dos linfonodos através de uma incisão na parte inferior do abdome, no momento da prostatectomia radical.

Durante o procedimento, se o cirurgião suspeita que a doença esteja disseminada, ele pode remover alguns gânglios linfáticos antes de retirar a próstata. O patologista, utilizando a técnica de congelação avalia a amostra de tecido retirada. Se for detectada a presença de células cancerosas a cirurgia pode ser interrompida, deixando a próstata no lugar. Isso aconteceria se o cirurgião entender que a retirada da próstata não traria o benefício de cura do paciente. Atualmente, a próstata é removida, mesmo se os nódulos linfáticos estiverem acometidos.


  • Laparoscopia



Um laparoscópio é um tubo longo e fino com uma pequena câmara de vídeo na extremidade, que é inserido através de uma pequena incisão no abdome para permitir a visualização e remoção dos gânglios linfáticos. Nesse procedimento são ressecados todos os linfonodos ao redor da glândula prostática, e são enviados para análise de um patologista. 

Este procedimento não é comum, mas é usado para verificar o comprometimento dos linfonodos quando não está prevista a realização da prostatectomia radical.


  • Punção Aspirativa por Agulha Fina



A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) consiste na remoção de uma amostra de tecido da próstata para exame. A PAAF é realizada quando é detectado um aumento no tamanho dos nódulos linfáticos na tomografia computadorizada ou na ressonância magnética.

A PAAF é um procedimento rápido e pode ser realizado sob anestesia local. O posicionamento da agulha é comumente guiado por tomografia computadorizada. A coleta do material é realizada com movimentos de vai-e-vem da seringa, até se obter uma quantidade suficiente de material para análise no laboratório de patologia.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído;http://www.oncoguia.org.br/conteudo/biopsia-dos-ganglios-linfaticos-para-diagnostico-do-cancer-de-prostata/1204/289/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla