Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Diagnóstico do Câncer de Próstata - Recomendações para Detecção Precoce do Câncer de Próstata


É recomendado que os homens tenham a oportunidade de tomar uma decisão com o seu médico sobre a possibilidade de fazer o rastreamento para o câncer de próstata. Essa decisão deve ser tomada após receber informações sobre as incertezas, riscos e benefícios potenciais do rastreamento. 

O rastreamento deve ser iniciado aos 50 anos para os homens que têm um risco médio para a doença. Deve ocorrer a partir de 45 anos para os homens com alto risco de desenvolver câncer de próstata, isto inclui os homens que têm um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata antes dos 65 anos. Entretanto, o rastreamento deve ser iniciado aos 40 anos em homens com risco ainda maior, ou seja, aqueles com mais de um parente de primeiro grau que tiveram câncer de próstata em uma idade precoce.

 Os homens que querem ser rastreados devem realizar o PSA (antígeno prostático específico) no sangue. O toque retal também pode ser realizado como parte do rastreamento.

O intervalo entre os exames de rastreamento, depende dos resultados do PSA:


  • Os homens com PSA < 2,5 ng/ml a cada 2 anos.
  • Anualmente para os homens cujo nível de PSA é ≥ a 2,5 ng/ml.


Como o câncer de próstata cresce lentamente, muitas vezes, homens sem sintomas da doença que não têm expectativa de vida de 10 anos não deve ser realizado o rastreamento, por não apresentarem benefícios. O estado de saúde geral, e não apenas a idade, é importante nessa tomada de decisão.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/recomendacoes-para-deteccao-precoce-do-cancer-de-prostata/5855/289/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla