Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Taxa de Sobrevida dos Tumores Cerebrais/SNC

As taxas de sobrevida são utilizadas pelos médicos como uma forma padronizada para a discussão  do prognóstico de um paciente. 

A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Não obstante, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.

As taxas de sobrevida em 5 anos são calculadas com base nos pacientes tratados pelo menos 5 anos atrás. Entretanto, recentes melhorias terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo agora diagnosticados com tumores cerebrais / sistema nervoso central.

As taxas de sobrevida abaixo são do registro central americano (CBTRUS) de tumores cerebrais e estão baseadas em resultados de um grande número de pessoas que foram tratadas entre 1995 e 2010. Essas taxas de sobrevida variam muito com a idade, as pessoas mais jovens tendem a ter melhores prognósticos. As taxas de sobrevida para pessoas com 65 anos ou mais são geralmente mais baixas do que as taxas para as idades listadas abaixo.

Esses dados são para alguns dos tipos mais comuns de tumores cerebrais / sistema nervoso central. Os números não estão disponíveis para todos os tipos de tumores, muitas vezes porque são raros ou de difícil classificação.



Tipo de Tumor
Taxa de Sobrevida em 5 anos
Idade
20 a 44 anos
45 a 54 anos
55 a 64 anos
Astrocitoma de baixo grau
65%
43%
21%
Astrocitoma anaplásico
49%
29%
10%
Glioblastoma
17%
6%
4%
Oligodendroglioma
85%
79%
64%
Oligodendroglioma anaplásico
67%
55%
38%
Ependimona e ependimona anaplásico
91%
86%
85%
Meningioma
92%
77%
67%






As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pessoas que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de um paciente. Saber o tipo e o estadiamento do tumor de um paciente é importante para estimar seu prognóstico. Entretanto, muitos outros fatores também podem afetar esse prognóstico, como o grau do tumor, alterações genéticas nas células cancerígenas, tratamentos realizados e resposta da doença ao tratamento. Mesmo levando esses outros fatores em conta, as taxas de sobrevida são sempre estimativas e não dados concretos. Somente seu médico pode dizer se essas estimativas se aplicam ao seu caso.

Fonte: American Cancer Society (07/01/2015)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/taxa-de-sobrevida-dos-tumores-cerebrais-snc/7357/294/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla