Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

16/11 - Dia de Conscientização dos Tumores Celebrais.

Nesse dia de conscientização, entenda os tumores cerebrais e informe-se sobre seus sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento.


O Sistema Nervoso Central


O cérebro é o centro do pensamento, sentimento, memória, fala, visão, audição, movimento, entre outros. A medula espinhal e os nervos cranianos transmitem os sinais entre o cérebro e o corpo. Esses sinais conduzem aos músculos informações entendidas pelos sentidos e coordenam as ações dos órgãos internos.

O cérebro é protegido pelos ossos do crânio. Da mesma forma, a medula espinhal é protegida pelas vértebras da coluna vertebral. O cérebro e a medula espinhal são cercados e protegidos pelo líquido cefalorraquidiano (LCR). O LCR contém basicamente água com proteínas, açúcar (glicose), glóbulos brancos e hormônios. Este líquido é produzido pelo plexo coroide, que está localizado nos ventrículos. Tanto os ventrículos, como os espaços em torno do cérebro e da medula espinhal são preenchidos com LCR. 

Estruturas do Sistema Nervoso Central



As principais áreas do cérebro incluem o cérebro, cerebelo e tronco cerebral. Cada uma destas partes tem uma função especial.

Cérebro

O cérebro é o centro de controle do corpo enviando mensagens ao longo das fibras nervosas. O cérebro é dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Os hemisférios cerebrais controlam o movimento, o pensamento, a memória, as emoções, os sentidos e a fala. Cada hemisfério é dividido em quatro áreas:

Lobo frontal - Controla a personalidade, pensamento, memória e comportamento. Na parte posterior do lóbulo frontal está a área que controla o movimento e o sentimento. Um tumor localizado no lóbulo frontal pode afetar a visão ou o olfato.
Lobo temporal – Controla o comportamento da memória, audição, visão e as emoções. Um tumor localizado nessa área pode causar sensações estranhas ou de já ter passado por aquilo antes.
Lobo parietal - Está essencialmente relacionado com a linguagem. Um tumor localizado nessa região pode afetar a fala, a leitura, a escrita e a compreensão das palavras.
Lobo occipital – É o centro visual do cérebro. Um tumor cerebral nessa área pode causar problemas de visão.

Gânglios da Base

Os gânglios da base ou núcleos da base são um grupo de núcleos no cérebro interconectados com o córtex cerebral, tálamo e tronco cerebral. Os gânglios basais ajudam a controlar os movimentos musculares. Tumores ou outros problemas nesta área do cérebro normalmente causam fraqueza, movimentos involuntários bruscos, ou movimentos involuntários lentos.

Cerebelo

O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários (planeja o movimento, junto com áreas de associação do córtex cerebral, e participa de seu controle, depois de iniciado, corrigindo-o se necessário). Participa também no processo de aprendizagem motora de movimentos repetitivos, de forma que eles passam a ser realizados cada vez mais rápidos e com menos erros. Lesões em sua estrutura podem levar a falta de coordenação dos movimentos, perda do equilíbrio, diminuição do tônus da musculatura esquelética, problemas de deglutição ou sincronização dos movimentos oculares, e alteração do ritmo da fala.

Tronco Cerebral

O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do cérebro responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. O tronco cerebral possui três porções: o bulbo raquidiano, a ponte (protuberância) e o mesencéfalo. É no tronco encefálico que se encontra fixo o cerebelo.

Tumores nesta região podem causar fraqueza, visão dupla, rigidez muscular, ou problemas com a sensação, movimento dos olhos, audição, movimento facial, coordenação dos pés ou deglutição.

Medula Espinhal

A medula espinhal está composta por todas as fibras nervosas que descem desde o cérebro. O centro da medula espinhal é preenchido pelo líquido cefalorraquidiano. É muito raro um tumor se iniciar na medula espinhal. Alguns tipos de tumores cerebrais podem apresentar metástase na medula espinhal. O tumor na medula espinhal pressiona os nervos e pode causar diferentes sintomas dependendo de sua localização. Os tumores da medula espinhal podem causar fraqueza, paralisia ou dormência.



Nervos Cranianos

Os nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. A maioria liga-se ao tronco encefálico, exceto os nervos olfatório e óptico, que se ligam respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo. As fibras dos nervos cranianos podem ser classificadas em aferentes e eferentes. Os dois tipos de fibras (aferentes e eferentes) são divididas em somáticas e viscerais que podem ser gerais ou específicas.

Os tumores que começam nos nervos cranianos podem causar problemas de visão, problemas de deglutição, perda de audição, paralisia facial, dormência ou dor.

Fonte: American Cancer Society (07/01/2015)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla


http://migre.me/s8arn

http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/tumores-cerebrais---sistema-nervoso-central/54/176/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla