Powered By Blogger

sábado, 21 de novembro de 2015

Metástases do Câncer de Próstata

Se o nível do PSA indica que o câncer da próstata não foi curado ou recidivou, após o tratamento inicial, um tratamento posterior pode ser uma opção, mas dependerá da localização da metástase e dos tratamentos já realizados. Exames de imagem, de estadiamento, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea devem ser realizados antes de definir o novo tratamento.

Se o tumor ainda está localizado na próstata, é possível, uma segunda tentativa de tratamento curativo. No caso de uma prostatectomia radical, a radioterapia pode ser uma opção, algumas vezes associada a hormonioterapia. 

Se o primeiro tratamento foi a radioterapia, as opções terapêuticas incluem a criocirurgia ou prostatectomia radical, mas quando a prostatectomia é realizada depois da radioterapia, esta não apresenta um risco para efeitos colaterais, como a incontinência urinária. Repetir a radioterapia geralmente não é uma opção devido ao aumento da probabilidade de efeitos colaterais importantes, embora em alguns casos a braquiterapia seja a opção para um segundo tratamento.

Se a doença se disseminou, o local mais provável são os linfonodos, e, em seguida, os ossos. Com menos frequência se espalha para o fígado ou outros órgãos.

Quando o câncer de próstata se espalhou para outras partes do corpo, a terapia hormonal é provavelmente o tratamento mais eficaz. Normalmente, o primeiro tratamento é com um análogo do LHRH ou a orquiectomia. Se isso não responder, um antiandrógeno pode ser adicionado. Outros tratamentos para metástases ósseas também podem ser realizados.

A hormonioterapia é eficaz para reduzir ou retardar o crescimento da doença disseminada, mas quase sempre perde a eficácia ao longo do tempo. Os médicos usam termos diferentes para descrever os tipos de câncer que já não respondem aos hormônios.

  • Câncer de Próstata Castração Resistente - É o tumor que ainda está crescendo, apesar do fato de que a terapia hormonal está mantendo a testosterona no corpo a níveis muito baixos. No entanto, o tumor ainda pode responder a outras formas de terapia hormonal.

  • Câncer de Próstata Hormônio Refratário - Quando a doença já não responde a qualquer forma de terapia hormonal.

Homens cujo câncer de próstata ainda está crescendo, apesar da terapia hormonal inicial, atualmente têm muitas opções de tratamento, em relação até poucos anos atrás. Se uma antiandrógeno não foi experimentado como parte da terapia hormonal inicial, muitas vezes é adicionado nesse momento.

Outras formas de terapia hormonal também podem ser úteis por um tempo, especialmente se o tumor está causando poucos ou nenhum sintoma. Estes incluem abiraterona, cetoconazol, estrogênios (hormônios femininos ) e corticosteroides. A terapia hormonal mais recente utiliza o medicamento enzalutamide que pode ser útil nesta situação, embora ainda esteja em fase de estudos.

Outra opção para os homens cuja doença está causando poucos ou nenhum sintoma é a vacina sipuleucel-T. Isso não diminui os níveis do PSA, mas pode aumentar a sobrevida do paciente.

Para os tumores que não estão mais respondendo ao tratamento hormonal inicial e estão provocando sintomas, várias opções podem estar disponíveis. A quimioterapia com docetaxel é muitas vezes a primeira escolha porque aumenta a sobrevida e reduz qualquer tipo de dor.

Pacientes que não respondem a docetaxel, o cabazitaxel ou outros medicamentos podem ser utilizados. Outra opção pode ser um tipo diferente de hormonioterapia, como abiraterona ou enzalutamide.

Os bisfosfonatos ou o denosumabe também são utilizados em pacientes com metástase óssea, para reduzir a dor e o crescimento do tumor. A radioterapia é utilizada para tratar a dor óssea localizada. Um radiofármaco, como o estrôncio, samário ou rádio pode reduzir a dor e também reduzir a progressão da doença.

Se você está apresentando dores devido à doença, converse com seu médico. Existem muitos medicamentos eficazes que podem aliviar a dor.

Existem novos agentes promissores sendo testados contra o câncer de próstata, incluindo vacinas, anticorpos monoclonais, e terapia biológica.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/metastases-do-cancer-de-prostata/5865/290/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla