Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Insulina Toujeo a Evolução da Revolução


ToujeoVSLantus
Recentemente chegou as farmácias do Brasil a nova insulina Toujeo (Glargina 300UI). Ela esta sendo considerada a Evolução da Revolução.
Quando a Insulina Lantus (Glargina 100UI) chegou as farmácias, a mais de 10 anos atrás, ela veio com a promessa de revolucionar o tratamento do diabetes. Sendo uma insulina basal de longa duração (24 horas), poderia ser aplicada somente 1 vez ao dia, proporcionando menos crises de hipoglicêmia, devido ao seu perfil mais estável, que não apresenta pico de ação.
Lantus (Glargina 100UI) cumpriu e cumpre a sua promessa até hoje. Como pode uma nova insulina ser a evolução da revolução?
LANTUS X TOUJEO
Como você já deve ter percebido, Lantus e Toujeo possuem o mesmo principio ativo que é a Glargina. A grande diferença de cada uma delas é na concentração de insulina glargina em cada uma das apresentações:
  • Lantus (Glargina 100UI) possui 100 unidades internacionais (UI) de glargina em cada mililitro (ml),
  • Toujeo (Glargina 300UI) possui 300 unidades internacionais (UI) de glargina em cada mililitro (ml).
Desta maneira, Toujeo tem  a mesma quantidade de unidades de Glargina que Lantus, mas em 1∕3 do volume de aplicação de Lantus.
Volume-LantusXToujeo
Com a redução de volume de aplicação, temos também a redução do tamanho do depósito subcutâneo formado.
insulina Glargina é um análogo recombinante da Insulina Humana, mas diferentemente das outras insulinas existentes, que após a aplicação são absorvidas para corrente sanguínea, Glargina forma um deposito subcutâneo, sendo liberado lentamente na corrente sanguínea.
A liberação de Glargina do depósito é diretamente proporcional ao tamanho  do depósito formado. O depósito formado por Toujeo é menor que o formado por Lantus, tem aproximadamente metade do tamanho com a mesma quantidade de unidades,  proporcionando assim uma liberação de glargina mais lenta e constante.
Deposito-Subcutaneo-Toujeo
O novo perfil farmacocinético determinado por esta liberação mais lenta do depósito de glargina promoveu também um novo perfil de ação, com vantagens em relação a Lantus:
  • Menor risco de hipoglicemia noturna ou em qualquer hora do dia;
  • Ação que vai além de 24 horas, independente da dose aplicada;
  • Mesma segurança cardiovascular a longo prazo da glargina;
  • Flexibilidade de horário de administração, permitindo aplicações 3 horas antes ou 3 horas depois do horário habitual.
Veja no quadro abaixo a comparação de Lantus X Toujeo:
LantusXToujeo-Comparacao
Destaco 4 pontos com as setas vermelhas:
  1. Toujeo é comercializada em uma única apresentação, a caneta descartável SoloStar, pois esta caneta é o único dispositivo preparado para dispensar o volume correto para a quantidade de unidades necessárias. Toujeo não pode ser usada com seringa, pois não existe no mercado nenhuma seringa preparada para fazer a conversão necessária.
  2. Devido a redução do volume em 1∕3 no momento da aplicação o tempo de espera para retirada da agulha do local de aplicação também foi reduzido para 5 segundos ao invés dos 10 segundos necessários para aplicações de insulinas na concentração de 110 UI∕ml.
  3. Seu tempo de ação pode chegar a até 36 horas, desta maneira é necessário somente uma aplicação diária. Isto ´proporciona flexibilidade no horário de aplicação de + ou – 3 horas, ao contrário da Lantus, que devido a sua ação de 24 horas, deve ser aplicada no mesmo horário diariamente.
  4. A validade da Toujeo após o primeiro uso é superior ao da Lantus, tendo validade de 42 dias após aberta.
Alerta
ALERTA:
TOUJEO É UMA NOVA APRESENTAÇÃO DE INSULINA GLARGINA, COM UM NOVO PERFIL FARMACOCINÉTICO E FARMACODINÂMICO, PORTANTO É UM PRODUTO NOVO.
TOUJEO SÓ PODE SER USADO EM SUBSTITUIÇÃO DA LANTUS COM ORIENTAÇÃO MÉDICA.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.diabetesevoce.com.br/blog/insulina-toujeo-evolucao-da-revolucao/

2 comentários:

  1. Carla , boa tarde! poderia me passar o seu contato telefônico ou e-mail obrigada Adriana Maciel

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adriana Maciel! Obrigada pela visita e comentário volte sempre. Meu e-mail é reccomecar@yahoo.com.br

    abs. fraternos

    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla