Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Perda de Peso no Tramento do Câncer - Anorexia -


A redução do apetite(anorexia) também é frequente em pacientes que recebem tratamento para câncer.

Pode ser acompanhada de redução considerável do peso e carência de proteínas, importantes e necessárias à reparação dos tecidos lesados pelo tratamento.

Embora as causas da perda do apetite não sejam totalmente conhecidas, supõe-se que podem decorrer do tratamento ou da própria doença.

Inúmeros são os fatores emocionais e sociais que podem afetar o apetite, como depressão, medo, ansiedade, sentimento de desamparo e perda de controle, muitas vezes manifestados pelo paciente. 

Diferentes tratamentos provocam a perda de apetite, principalmente por causa de seus efeitos secundários: a cirurgia pode alterar a absorção dos alimentos; a radioterapia pode provocar cansaço, uma das causas da anorexia; secura, feridas na boca/garganta e diarréia também desencadeiam falta de apetite; quimioterapia modifica a absorção de alimentos ao danificar as células intestinais; alterações na percepção do sabor, náuseas e vômitos podem fazer com que o paciente prefira não se alimentar para apresentar menor numero de inconvenientes. Outros medicamentos utilizados pelos pacientes (calmantes e antibióticos) podem piorar o apetite e tornar a anorexia mais grave.


Habitualmente, o apetite volta à normalidade algumas semanas após o término do tratamento, pois as células da boca e tubo digestivo sofreram reparação. O paciente estará mais animado e, provavelmente, com maior vontade de se alimentar.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico: vou trazer postagem com sugestões de pratos para ajudar ano processo. 
abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla