Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

QUAIS AS MEDICAÇÕES PARA O TRATAMENTO DO DIABETES FORNECIDAS PELO SUS?

As medicações que podem ser distribuídas através do SUS para o tratamento do Diabetes estão listadas na Relação Nacional de Medicamentos, uma lista que é revista e atualizada a cada 2 anos e onde estão incluídos todos os medicamentos essenciais para cuidados básicos para o controle do Diabetes e da Hipertensão Arterial, com a colaboração do governo federal, Estados e Municípios. Nessa lista, são incluídos os medicamentos de acordo com as evidências científicas comprovadas até o momento. Estados e Municípios têm liberdade para incluir outros medicamentos em listas específicas, considerando particularidades locais. Veja na tabela a seguir alguns desses medicamentos.
Para usuários com diabetes e que fazem uso de insulina, o Ministério da Saúde financia as insulinas dos tipos NHP e Regular. Os Municípios e os Estados são responsáveis pela compra e fornecimento dos insumos necessários à monitorização da glicemia e aplicação da insulina, como lancetas, fitas e seringas acopladas com agulha.
Medicações e materiais disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos (informe-se sobre quais medicações constam na lista do seu município e fique atento quanto aos nomes comerciais e genéricos):

Insulina Regular
Insulina NPH
Seringa acoplada com agulha
Lancetas
Fitas reagentes
Metformina 800 mg
Metformina 500 mg
Glibenclamida 5mg
Gliclazida 30mg
Gliclazida 60mg
Gliclazida 80mg

As farmácias credenciadas como “Aqui tem Farmácia Popular” fornecem gratuitamente as medicações orais para o diabetes, além das insulinas, através de um convênio com o Ministério da Saúde.

Medicações disponíveis no Aqui tem Farmácia Popular (com distribuição gratuita):

Metformina 500mg – ação prolongada
Metformina 500mg
Metformina 850mg
Glibenclamida 5mg
Insulina NPH


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla