Powered By Blogger

sábado, 7 de dezembro de 2013

o que é Disfagia?


As pessoas que sofrem com a disfagia têm dificuldades para engolir e sentem dores durante a deglutição. Algumas chegam ao ponto de não conseguirem engolir os alimentos, líquidos e/ou a própria saliva. Quando isso acontece, a alimentação torna-se um desafio, pois fica difícil ingerir quantidades suficientes de calorias e líquidos para nutrir o organismo. Isso pode levar a sérios problemas de saúde.

Qual é o mecanismo da deglutição? Trata-se de um processo complexo. Cerca de cinquenta (50) pares de músculos e vários nervos recebem os alimentos na boca e preparam-nos para sua ‘viagem’ ao estômago. Isso ocorre em três (03) fases. A primeira é a chamada ‘fase oral’: a língua recebe o alimento e os líquidos e prepara-os para a deglutição. 

A língua e a mandíbula movem o alimento sólido ao redor da boca e preparam-no para ser engolido. A mastigação faz com que o alimento atinja o tamanho e a textura corretos, misturando a comida com a saliva. Normalmente, os únicos sólidos que somos capazes de engolir são as capsulas ou comprimidos; quanto aos demais sólidos, engolimo-nos na forma líquida ou via purê. 

Na segunda fase, a língua desloca os alimentos e/ou líquidos para a parte traseira da boca. Isso aciona o mecanismo de deglutição e passa o alimento/líquido para a faringe (garganta). Neste momento, as cordas vocais se fecham completamente e a respiração pára, evitando a entrada do alimento/líquido na traquéia (vias aéreas). Na terceira fase, o alimento/líquido entra no esôfago (tubo que leva os alimentos ao estômago). Chamamos isso de fase esofágica, a qual dura cerca de três (03) segundos. 

O que causa a disfagia? A disfagia tem várias possíveis causas e ocorre mais frequentemente em idosos(as). Qualquer condição que enfraquece ou danifica os músculos e/ou nervos responsáveis pela deglutição podem causar a disfagia. Entre as várias causas, podemos citar: a Doença de Parkinson, o acidente vascular cerebral, algum trauma na cabeça, pescoço ou tórax.
 
Ademais, os indivíduos que sofrem com a demência, perda de memória ou incapacidades cognitivas também podem apresentar dificuldades para deglutir. 
Os(as) pacientes com problemas de deglutição devem ser encaminhados a um otorrinolaringologista (médico(a) especializado no tratamento de doenças do nariz, ouvidos e garganta). Quando não há outra solução, faz-se necessário alimentar o(a) paciente através de uma sonda que passa pelo nariz e leva o alimento até o estômago. 

Outra solução é colocar uma sonda diretamente no estômago através de uma incisão na parte superior do abdômen (cirurgia).

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla