Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

OMS: 14 milhões de pessoas têm cancer no mundo

Câncer atingiu quase 14 milhões de pessoas em 2012, aponta OMS

Pulmão é, ao mesmo tempo, o tipo mais diagnosticado e o que mais mata.

Casos diagnosticados podem chegar a 19 milhões por ano em 2025.







Cerca de 14 milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas com câncer em 2012. O estudo divulgado nesta quinta-feira (12) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que o número de casos da doença cresceu bastante entre 2008 e 2012. Há pouco mais de quatro anos, a quantidade de diagnósticos era de 12,7 milhões. A porcentagem de mortos, porém, segue quase a mesma: cerca de 58%.

A pesquisa também lista os tipos mais comuns da doença. O de pulmão, com 13% do total, aparece em primeiro lugar. O câncer de mama ficou em segundo, sendo o mais comum em mulheres de 140 países e uma das principais causas de morte nas nações menos desenvolvidas. Em terceiro, ficou o câncer de colorretal. Se for levado em conta o índice de mortes, o de pulmão também ocupa o primeiro lugar, seguido pelo de fígado e o de estômago.

A OMS aponta alguns fatores que podem ter contribuído para o aumento do número de casos em tão pouco tempo. Uma das hipóteses é o aumento da expectativa de vida. Outra é o que a organização chamou de estilo de vida ocidental, adotado principalmente por quem mora em países em desenvolvimento que tiveram uma melhora econômica nos últimos anos. Esse estilo de vida inclui um maior número de fumantes, dietas desbalanceadas e alto índice de obesidade.

A entidade aproveita o estudo para fazer um alerta sobre a necessidade de se investir em prevenção e diagnóstico precoces. A expectativa é de que, em 2025, o número de casos de câncer ultrapasse 19 milhões por ano.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico.
abs,
Carla
extraído:http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/12/cancer-atingiu-quase-14-milhoes-de-pessoas-em-2012-aponta-oms.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla