Powered By Blogger

terça-feira, 17 de julho de 2018

Julho Verde - Mês de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço

O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS), e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), por meio de seus associados, realiza este ano, a quarta edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde, visando conscientizar a população sobre a doença, seus principais fatores de risco e como preveni-la. 
Neste contexto, o Hospital de Câncer de Barretos apresenta papel crucial, como instituição de ensino e pesquisa, na divulgação da campanha e nas ações que envolvem a mesma.

Neste ano de 2018, o Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Pele do Hospital de Câncer de Barretos, promoverá no dia 23 de julho um ciclo de palestras que abordarão temáticas na área de Câncer de Cabeça e Pescoço. O objetivo é divulgar a especialidade e a equipe multidisciplinar que a envolve, entre os profissionais da área de saúde que estejam ou não participando dos cuidados de pacientes portadores destas neoplasias malignas. O foco do evento será esclarecer o que trata a Oncologia de Cabeça e Pescoço (cirurgiões, radioterapeutas e oncologistas clínicos) e a importância da equipe multidisciplinar (enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, psicologia) no diagnóstico, tratamento e seguimento destes pacientes. Além disto, o evento tem como outros objetivos o de divulgar a epidemiologia destas neoplasias mostrando dados de incidência e mortalidade, os principais fatores de risco envolvidos na gênese destes tumores, como reconhecer os sinais e sintomas iniciais das neoplasias a fim de possibilitar um diagnóstico precoce e de como realizar a prevenção primária e secundária dos tumores da cabeça e pescoço.

O evento mostrará a importância da equipe multidisciplinar no manejo clínico destes pacientes e enfatizará a epidemiologia, os fatores de risco, o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico de pacientes com os dois tipos mais comuns de tumor da via aerodigestiva superior: o câncer de boca e o de laringe.

Finalmente, o evento tem como finalidade mostrar o que o Departamento tem realizado de avanço no tratamento destes pacientes, na reabilitação, como com o uso das próteses fonatórias em pacientes laringectomizados, e na área de prevenção, com a experiência adquirida, ao longo dos últimos anos, com a Unidade Móvel de Prevenção Odontológica que percorre Barretos e sua zona distrital rastreando câncer de boca na população de alto risco, com a finalidade de diagnosticar tumores iniciais e lesões pré-malignas em pacientes assintomáticos.

A necessidade da campanha nasceu da falta de esclarecimento da população e profissionais da área de saúde sobre a doença. Apesar de ser de fácil acesso ao exame clínico, o câncer de boca, o mais comum em nosso meio, em cerca de 70% a 80% das vezes é diagnosticado em fase avançada o que acarreta alta mortalidade e graves sequelas relacionadas ao tratamento realizado. Visando conscientizar, esclarecer dúvidas e divulgar a importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e manejo do tratamento e de suas complicações a curto, médio e longo prazo, visando melhorias na qualidade de vida e melhor prognóstico, é que nasce a ideia do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço desta instituição, auxiliar na divulgação da campanha Julho Verde, neste ano, focando os profissionais da área de saúde que diretamente

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://oncoeventos.com.br/evento/54-julho-verde---mes-de-conscientizacao-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla