Powered By Blogger

terça-feira, 24 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Nasofaringe: Prevenção do - Causas do

Causas do Câncer de Nasofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/11/2015 - Data de atualização: 13/11/2015





A causa exata da maioria dos casos de câncer de nasofaringe é desconhecida. Mas, os pesquisadores descobriram que a doença está associada com determinadas dietas, infecções e características hereditárias.

Nos últimos anos, os pesquisadores estudaram como o vírus Epstein-Barr pode tornar as células da nasofaringe em cancerígenas. Entretanto, ainda há muito a ser entendido. Nos países desenvolvidos, a maioria das pessoas infectadas com o vírus Epstein-Barr desenvolvem mononucleose infecciosa (mono) e seu sistema imunológico é capaz de reconhecer e destruir o vírus. Essas pessoas se recuperam sem problemas a longo prazo. Mas, em alguns casos, partes do DNA viral se mistura com o DNA das células normais da nasofaringe.

O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as  células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso. Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Vírus, como o Epstein-Barr também contêm DNA. Quando uma célula é infectada com o vírus, o DNA viral pode se misturar com o DNA normal. O DNA do vírus Epstein-Barr pode instruir as células da nasofaringe a se dividirem e crescerem de forma anormal.

Mas, a infecção pelo vírus Epstein-Barr raramente resulta em câncer de nasofaringe.  Provavelmente, outros fatores têm um papel importante para determinar se é (ou não) a causa do câncer. Ter uma dieta rica em peixe e carne curada com sal aumenta a probabilidade do vírus Epstein-Barr provocar o câncer de nasofaringe. Estudos mostraram que os alimentos conservados deste modo produzem produtos químicos que podem danificar o DNA. O DNA danificado altera a capacidade de uma célula de controlar o seu crescimento e divisão. 

Alguns estudos sugerem que determinadas condições hereditárias podem contribuir para o risco de uma pessoa desenvolver o câncer de nasofaringe. O tipo de tecido desempenha um papel na função do sistema imunológico alguns pesquisadores suspeitam que uma reação imune anormal à infecção pelo vírus Epstein-Barr possa estar envolvida. Os detalhes de como determinados tipos de tecidos podem aumentar o risco de câncer de nasofaringe ainda estão em estudo.

Fonte: American Cancer Society (03/03/2015)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/causas-do-cancer-de-nasofaringe/8547/985/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla