Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe : Tratamentos do - Terapia Alvo para

Terapia Alvo para Câncer de Boca e Orofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017




Terapia alvo é um tipo de tratamento contra o câncer que usa drogas ou outras substâncias para identificar e atacar especificamente às células cancerígenas e provocar pouco dano às células normais. Cada tipo de terapia alvo funciona de uma maneira diferente, mas todas alteram a forma como uma célula cancerígena cresce, se divide, se auto repara, ou como interage com outras células. Os medicamentos alvo funcionam de forma diferente dos quimioterápicos convencionais, e muitas vezes têm efeitos colaterais menos graves.

O cetuximab é um anticorpo monoclonal que tem como alvo o receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), uma proteína da superfície de certas células que normalmente ajuda as células a crescer e se dividir. As células do câncer de boca e orofaringe têm, frequentemente, um aumento de EGFR. Ao bloquear o EGFR, o cetuximab pode retardar ou impedir o crescimento celular.

O cetuximab pode ser combinado com a radioterapia para alguns estágios iniciais da doença. Para cânceres avançados, pode ser combinado com agentes quimioterápicos convencionais, como a cisplatina, ou pode ser usado isoladamente.

O cetuximab é administrado por infusão intravenosa, normalmente uma vez por semana. Um efeito colateral raro, mas importante do cetuximab é uma reação alérgica durante a primeira infusão, que poderia causar problemas respiratórios e da pressão arterial. Mas, o paciente pode receber medicamentos antes do tratamento para evitar essa reação alérgica. Alguns pacientes desenvolvem problemas de pele, como uma erupção cutânea similar a acne na face e no tórax, durante o tratamento, que em alguns casos, pode conduzir a infecções. Outros efeitos colaterais podem incluir cansaço, cefaleia, febre e diarreia.

Vários estudos com novos medicamentos que têm como alvo o EGFR estão em andamento, bem como, algumas drogas que já são usadas para tratar outros tipos de câncer.

Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/terapia-alvo-para-tratamento-do-cancer-de-boca-e-orofaringe/1768/280/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla