Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe : Exames de Imagem para Diagnóstico do

Exames de Imagem para Diagnóstico do Câncer de Boca e Orofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017






Os exames de imagem não são utilizados de forma rotineira para diagnosticar o câncer de boca ou de orofaringe, mas sim para:


  • Ajudar na detecção do tumor (caso haja suspeita).
  • Avaliar a extensão do tumor e comprometimento das áreas adjacentes.
  • Determinar se o tratamento foi eficaz.
  • Detectar possíveis sinais de recidiva após o tratamento.


Radiografia de Tórax

O exame de Raios X é um procedimento que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação.
A radiografia de tórax é utilizada para detectar se o câncer de boca e orofaringe se disseminou para outros órgãos, por exemplo, os pulmões.

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagens que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de Raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, para obter as imagens que são visualizadas na tela de um computador.

A tomografia computadorizada permite confirmar o tamanho e a localização do tumor, e também se o tumor se disseminou para os linfonodos do pescoço.

Alguns exames de tomografia são realizados em duas etapas: sem e com contraste. A administração intravenosa do contraste é realizada quando se deseja observar mais claramente certos detalhes, tornando o diagnóstico mais preciso. 

Ressonância Magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. Este exame, além de permitir uma avaliação dos órgãos, sem a utilização de raios X, também proporciona uma visão mais abrangente da região da boca e orofaringe. 

A ressonância magnética é importante para avaliar outras áreas do corpo, especialmente o cérebro e estruturas vasculares.

Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET)

A tomografia por emissão de pósitron mede variações nos processos bioquímicos, quando alterados por uma doença, e que ocorrem antes que os sinais visíveis da mesma estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética. O PET scan é uma combinação de medicina nuclear e análise bioquímica, que permite uma visualização da fisiologia humana por detecção eletrônica de radiofármacos emissores de pósitrons de meia-vida curta.

Os radiofármacos, ou moléculas marcadas por um isótopo radioativo, são administrados ao paciente, por via venosa, antes da realização do exame. Como as células cancerígenas se reproduzem muito rapidamente, e consomem muita energia para se reproduzirem e se manterem em atividade, o exame aproveita essa propriedade. Moléculas de glicose, que são energia pura, são marcadas por um radioisótopo e injetadas nos pacientes. Como as células de tumores são ávidas por energia proveniente da glicose, esta vai concentrar-se nas células cancerígenas, onde o metabolismo celular é mais intenso. Alguns minutos depois da ingestão da glicose é possível fazer um mapeamento do organismo do paciente detectando a concentração do radiofármaco no organismo.

O PET scan pode ser utilizado para detectar possíveis áreas de disseminação do câncer, especialmente em casos de câncer avançado.

Esofagograma 

É um exame de Raios X para avaliar o revestimento da parte superior do aparelho digestivo, especialmente o esôfago. Neste procedimento, o paciente ingere um contraste de bário, que revestirá as paredes da garganta e do esôfago, permitindo a detecção das áreas anormais.

Este exame é também utilizado para avaliar se o tumor está causando problemas com a deglutição do paciente.

Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-de-imagem-para-o-diagnostico-do-cancer-de-boca-e-orofaringe/960/279/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla