Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: do Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais: Sobre o

Sobre o Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais
Equipe Oncoguia - Data de cadastro: 29/10/2015 - 
Data de atualização: 18/01/2017
Qualquer uma das células que compõem a mucosa pode se tornar cancerígena, e cada tipo de câncer se comporta de maneira diferente:
Células Epiteliais Escamosas. Podem se tornar carcinomas de células escamosas. É o tipo mais comum de câncer da cavidade nasal e dos seios paranasais.
Células das Glândulas Salivares Menores. Podem se transformar em adenocarcinomas e cânceres mucoepidermoides. Estes são o segundo tipo mais frequente de câncer de cavidade nasal e seios paranasais.
Carcinoma Indiferenciado. É um tipo de câncer que pode se iniciar nas células da mucosa. É um câncer de crescimento rápido, em que as células aparecem tão anormais que é difícil dizer em que tipo de célula a doença se iniciou.
Melanócitos. São células que dão a cor bege ou marrom à pele. Estas células dão origem ao melanoma, um tipo de câncer que pode crescer e se espalhar rapidamente.
Estesioneuroblastoma. É um câncer que começa no epitélio olfatório. Este tumor é também conhecido como neuroblastoma olfativo. Este tipo de tumor geralmente ocorre no teto da cavidade nasal e envolve a lâmina cribiforme. A lâmina cribiforme é um osso profundo do crânio, entre os olhos e acima dos seios etmoidais. Estes tumores podem ser por vezes confundidos com outros tipos, como o carcinoma indiferenciado ou linfoma.
Linfomas. São tumores decorrentes de células do sistema imunológico denominados linfócitos, que também podem ocorrer na cavidade nasal e nos seios paranasais. Um tipo de linfoma visto nesta área é o linfoma nasossinusal de células T Natural Killer, antigamente denominado granuloma letal da linha mediana.
Sarcomas. Tumores do músculo, osso, cartilagem e células fibrosas podem se iniciar em qualquer lugar do corpo, incluindo a cavidade nasal e os seios paranasais.
Cada um desses tipos de câncer tem comportamentos distintos e diferentes prognósticos, não podendo ser tratados da mesma maneira. Muitos desses tumores raramente afetam a cavidade nasal e os seios paranasais, de modo que é difícil estudá-los em detalhe. Devido a isso, os médicos devem basear suas decisões de tratamento sobre suas experiências com tumores similares em outras partes da cabeça e pescoço.
Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/2807/501/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla