Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe : Biópsia para

Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Boca e Orofaringe




  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017







O diagnóstico do câncer de boca e orofaringe só pode ser realizado por uma biopsia, que é o procedimento no qual médico remove uma amostra de tecido para análise. Vários tipos de biopsias podem ser realizados, dependendo de cada caso:


  • Citologia Esfoliativa


Nesta técnica, o médico raspa a superfície de uma área suspeita e estende numa lâmina de vidro o tecido recolhido. A amostra é marcada com um corante de modo que as células cancerosas possam ser visualizadas ao microscópio. Se qualquer uma das células aparecer anormal, a região será biopsiada.

A vantagem desta técnica é que é fácil, e cada área com aparência ligeiramente anormal pode ser avaliada. Às vezes não é possível ver a diferença entre células cancerosas e células anormais, que não são cancerosas denominadas células displásicas, nesse caso a biópsia deve ser realizada.


  • Biópsia Incisional


Este é o tipo mais comum de biópsia para a região da boca ou garganta.

Esta biópsia pode ser realizada em consultório médico ou no centro cirúrgico, dependendo da localização do tumor. Quando o procedimento é realizado no consultório, a área ao redor do tumor é anestesiada. Se o tumor é profundo, a biopsia é feita numa sala cirúrgica, com o paciente anestesiado. O cirurgião utiliza o endoscópio para, através de instrumentos especiais, remover pequenas amostras do tecido.


  • Biópsia Aspirativa por Agulha Fina


Na biópsia aspirativa por agulha fina, o médico utiliza uma agulha muito fina, para aspirar algumas células do tumor, que são posteriormente enviadas para análise.

Esta técnica não é utilizada em áreas suspeitas da boca ou da garganta, mas às vezes é necessária quando um paciente, por exemplo, tem uma massa cervical que pode ser sentida na palpação ou visualizada na tomografia computadorizada. Este procedimento pode ser útil em diversas situações, como, por exemplo, diagnosticar a causa de uma massa cervical, determinar a extensão e comprometimento da doença, e, avaliar uma recidiva.

Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/biopsia-para-o-diagnostico-do-cancer-de-boca-e-orofaringe/959/279/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla