Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Laringe e Hipofaringe - Diagnóstico do

Diagnóstico do Câncer de Laringe e Hipofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/05/2015 - Data de atualização: 06/02/2018



Os cânceres de laringe e hipofaringe são geralmente diagnosticados em função dos sinais ou sintomas que uma pessoa apresenta. O diagnóstico em pessoas assintomáticas é raro e geralmente é devido a exames realizados para investigar outras patologias.

Histórico Clínico e Exame Físico

Durante a consulta o médico fará perguntas sobre seu histórico clínico e de seus familiares próximos. Ele também perguntará sobre possíveis fatores de risco e sintomas para avaliar se algo possa sugerir um câncer de laringe ou hipofaringe.

O exame físico fornece informações sobre sua saúde geral, possíveis sinais de câncer de laringe e hipofaringe, e outros problemas de saúde. Durante o exame físico, o médico prestará atenção na região da cabeça e pescoço, a procura de áreas anormais na boca ou na garganta, bem como qualquer aumento dos gânglios linfáticos do pescoço.

Se o exame físico sugere que você possa ter câncer de laringe ou hipofaringe, será necessário consultar um médico especialista. Todas as pessoas com suspeita de câncer de laringe ou hipofaringe devem consultar um oncologista antes da cirurgia.

Consultando um Especialista

O otorrinolaringologista, médico especializado em doenças do ouvido, nariz, garganta, fará um exame mais aprofundado da região da cabeça e pescoço. Ele também examinará a laringe e hipofaringe (laringoscopia), que poderá ser feita de duas maneiras:


  • Laringoscopia Direta (Flexível). Neste exame, o médico utiliza um laringoscópio de fibra óptica, flexível e iluminado, para visualizar a laringe e áreas próximas.

  • Laringoscopia Indireta. Neste exame, o médico usa espelhos pequenos especiais para visualizar a laringe e áreas adjacentes.


Estes dois tipos de exames podem ser realizados no consultório médico. Em ambos os exames, o médico pode pulverizar a garganta com um anestésico local para facilitar o exame.

Pacientes com câncer de laringe ou hipofaringe também têm um risco maior de outros cânceres na região da cabeça e pescoço, de modo que a nasofaringe, boca, língua e pescoço também são cuidadosamente examinados e palpados em busca de algum sinal da doença.

Panendoscopia

Panendoscopia é um procedimento que combina laringoscopia, esofagoscopia e (às vezes) broncoscopia. Isso permite que o médico examine cuidadosamente toda a área ao redor da laringe e hipofaringe, incluindo o esôfago e a traqueia.

Este exame é geralmente realizado no centro cirúrgico com o paciente anestesiado, para que o médico possa examinar cuidadosamente a garganta, cordas vocais e áreas adjacentes. O médico utiliza um laringoscópio para procurar tumores na laringe e hipofaringe, mas outras partes da boca, nariz e garganta também são examinadas. Se um tumor for encontrado, o médico poderá usar um esofagoscópio para visualizar o esôfago ou um broncoscópio para examinar a traqueia.

Fonte: American Cancer Society (27/11/2017)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/diagnostico/673/134/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla