Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe : Exames para Diagnóstico do

Exames para Diagnóstico do Câncer de Boca e Orofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017


Outros tipos de exames podem ser solicitados ao paciente diagnosticado com câncer de boca ou câncer de orofaringe. Estes exames não são utilizados para diagnosticar o câncer, mas para verificar se o paciente está apto a realizar tratamentos, como cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

  • Exames de Sangue

Os exames de sangue não podem diagnosticar tumores da boca ou orofaringe. No entanto, são solicitados rotineiramente para avaliar o estado de saúde geral do paciente, especialmente antes da cirurgia. Esses testes permitem diagnosticar desnutrição, anemia, doença hepática e doença renal. Além, do que podem sugerir se o câncer se disseminou para o fígado ou ossos.

  • Exames Pré-Operatórios

Antes da cirurgia, geralmente são solicitados ao paciente um eletrocardiograma, para garantir que o coração está funcionando bem, assim como, exames de função pulmonar para verificar o estado funcional desses órgãos antes do tratamento cirúrgico.

  • Exame Odontológico

Antes do tratamento radioterápico, o médico pode solicitar ao paciente um exame dentário preventivo, e caso necessário, realizar a remoção dos dentes, antes do início do tratamento.

Quando o câncer está localizado na mandíbula ou no céu da boca, o dentista fará uma restauração das estruturas da boca para que o paciente possa manter não só uma boa aparência, como também a capacidade de mastigar, engolir e falar após o término do tratamento. 

No caso de haver a remoção de uma parte da mandíbula ou do palato, o ortodontista irá trabalhar para garantir que os dentes artificiais e os dentes naturais remanescentes se encaixem corretamente. Isto pode ser feito com dentaduras, implantes dentários, ou outros tipos de próteses.

Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-complementares-para-o-diagnostico-do-cancer-de-boca-e-orofaringe/961/279/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla