Powered By Blogger

terça-feira, 17 de julho de 2018

Tudo sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço

A Cabeça e o Pescoço


  • Equipe Oncoguia
-



 Como os tumores de cabeça e pescoço estão classificados conforme a área em que se iniciam vários órgãos estão envolvidos:

anatomia cabeça pescoço

  • Cavidade Oral. A cavidade oral inclui os lábios, dois terços da língua, gengivas, revestimento interior das bochechas e lábios, piso da boca sob a língua, palato duro e área da gengiva atrás dos dentes do siso.

  • Faringe. A faringe comunica o nariz e a boca com a laringe e o esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. É composto de 3 partes:

  1. Nasofaringe. É a parte superior da faringe, localizada atrás do nariz.

  2. Orofaringe. É a parte média da faringe, inclui o palato mole (parte de trás da boca), a base da língua e as amígdalas.

  3. Hipofaringe. É a parte inferior da faringe.

  • Laringe. A laringe ou caixa de voz é uma via de passagem curta formada por cartilagem e localizada na garganta logo abaixo da faringe. A laringe contém as cordas vocais. Ela também contém a epiglote, uma espécie de lâmina que se move para fechar a ligação da laringe com a glote durante a deglutição, impedindo a comunicação do aparelho respiratório com o aparelho digestivo.

  • Seios Paranasais e Cavidade Nasal. Os seios paranasais são espaços pequenos localizados nos ossos da cabeça em torno do nariz. A cavidade nasal é o espaço oco no interior do nariz.

  • Glândulas Salivares. As glândulas maiores estão localizadas na boca próximas do osso maxilar. As glândulas salivares são responsáveis pela produção da saliva.

Fonte: National Cancer Institute (29/03/2017)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-cabeca-e-o-pescoco/2556/122/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla