Powered By Blogger

terça-feira, 24 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Nasofaringe: Diagnóstico do - Biópsia para

Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Nasofaringe
Equipe Oncoguia - Data de cadastro: 29/04/2013 - Data de atualização: 13/11/2015
Os sintomas e os resultados de alguns exames podem sugerir que uma pessoa esteja com câncer de nasofaringe, mas a única maneira de ter certeza de que o câncer está presente é fazer uma biópsia. Neste procedimento, uma amostra de tecido da área suspeita é removida e encaminhada para análise de um patologista. O patologista é o médico especializado no diagnóstico de doenças por meio da análise de tecidos com um microscópio.
Os tipos de biópsia utilizados para o diagnóstico do câncer de nasofaringe são:
Biópsia Endoscópica
Se uma massa suspeita é encontrada na nasofaringe durante um exame, o médico pode remover uma amostra com ajuda de um endoscópio. Muitas vezes, as biópsias de nasofaringe são feitas no centro cirúrgico ou como um procedimento ambulatorial. A amostra retirada é encaminhada para um laboratório de patologia para análise.
Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)
A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é um procedimento rápido e pode ser realizado com anestésico local, embora normalmente não seja necessário. Na PAAF é utilizada uma agulha fina acoplada a uma seringa para aspirar uma amostra do tecido tumoral para análise. O material obtido é submetido à análise citológica.
Este tipo de biópsia é realizado para verificar se o aumento dos gânglios linfáticos contém a doença. O procedimento é realizado com anestesia local.
Em pacientes com gânglios linfáticos aumentados na área do pescoço, a PAAF pode ajudar a determinar se o aumento é provocado por uma resposta a uma infecção, pela disseminação da doença ou por um linfoma.
Fonte: American Cancer Society (03/03/2015)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/biopsia-para-diagnostico-do-cancer-de-nasofaringe/3195/522/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla