Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: do Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais: Diagnóstico do - biopsia-do

Biópsia do Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/10/2015 - Data de atualização: 18/01/2017




Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer. É a única maneira de confirmar o diagnóstico de câncer de cavidade nasal ou seios paranasais.

Muitas vezes, as biópsias são realizadas no consultório médico ou numa clínica. Se o tumor estiver localizado em uma área de difícil acesso, a biópsia é feita na sala de cirurgia. Vários tipos de biópsias podem ser utilizados para diagnosticar o câncer de cavidade nasal ou seios paranasais:


  • Punção Aspirativa por Agulha Fina


A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é um procedimento rápido e pode ser realizado com anestésico local, embora normalmente não seja necessário. Na PAAF é utilizada uma agulha fina acoplada a uma seringa para aspirar uma amostra do tecido tumoral para análise. O material obtido é encaminhado à análise histopatológica. 

Este tipo de biópsia é realizado para verificar se o aumento dos gânglios linfáticos contém a doença.


  • Biópsia Incisional e Excisional


Estes são os tipos mais comuns de biópsias para tumores nasais e de seios paranasais. As biópsias dos tumores nasais podem ser realizadas com a inserção de instrumentos especiais pelo nariz. As biópsias de tumores mais profundos no crânio podem exigir um procedimento mais sofisticado e complexo.

Na biópsia incisional, o cirurgião retira apenas uma parte do tumor. Na biópsia excisional todo o tumor é retirado. Em ambos os casos, a amostra de tecido retirado durante o procedimento é enviado para análise.

Endoscopia versus Biópsia Cirúrgica

Para tumores mais profundos dentro do crânio, o tipo de biópsia depende do tamanho da lesão:


  • Biópsia Endoscópica. Alguns tumores localizados na passagem aérea podem ser alcançados com auxílio de um endoscópio, um tubo flexível com luz na extremidade. O endoscópio permite a passagem dos instrumentos cirúrgicos para a retirada de uma amostra do tecido.

  • Biópsia Cirúrgica. Para tumores localizados dentro das cavidades, pode ser necessário realizar uma incisão na pele, ao lado do nariz e através dos ossos subjacentes para alcançar o tumor.


Anestesia

O tipo de anestesia depende do método de biópsia realizado:


  • Anestesia Local. É utilizada frequentemente para uma biópsia incisional ou biópsia de agulha. O anestésico pode ser injetado na pele e nos tecidos próximos ou mesmo aplicado diretamente no interior do nariz para adormecer a área para a biópsia.

  • Anestesia Geral. Pode ser necessária para as biópsias endoscópicas. A anestesia geral é usada para os procedimentos que necessitam a realização de incisão nos ossos nasais.


Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/biopsia-do-cancer-de-cavidade-nasal-e-seios-paranasais/2988/505/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla