Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: do Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais: Prevenção do - Fatores de Risco para

Fatores de Risco para Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/10/2015 - Data de atualização: 18/01/2017




Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de cavidade nasal e seios paranasais tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de cavidade nasal e seios paranasais: 


  • Exposição Ocupacional. O aumento do risco parece estar relacionado com a inalação de certas substâncias, como poeiras de madeira, poeiras têxteis, poeiras de couro, cozimento e moagem de farinha, pó de níquel e cromo, gás mostarda e radônio. A exposição ocupacional a colas, formaldeído e solventes orgânicos tem ligações pouco claras para o câncer nasal e de seios paranasais.

  • Tabagismo. Alguns estudos mostraram que fumar pode aumentar o risco de câncer de cavidade nasal.

  • Infecção pelo Vírus do Papiloma Humano. O vírus do papiloma humano (HPV) é um grupo de mais de 100 vírus relacionados. Eles são chamados de vírus do papiloma, pois alguns deles crescem como verrugas ou papilomas. Alguns tipos de HPV podem causar câncer do colo do útero, de vagina, de ânus, de vulva, de pênis, de boca e orofaringe. O HPV também parece ser um fator em alguns casos de câncer de cavidade nasal e seios paranasais.

  • Retinoblastoma. Pessoas com retinoblastoma hereditário têm um risco aumentado de câncer de cavidade nasal, se a doença foi tratada com radioterapia.


Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-cancer-de-cavidade-nasal-e-seios-paranasais/8437/976/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla