Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tratamentos do Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Boca e Orofaringe : Taxa de Sobrevida para

Taxa de Sobrevida para Câncer de Boca e Orofaringe por Estágio

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 07/12/2017






A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente. 

A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.

A fim de obter as taxas de sobrevida em 5 anos, se realiza o cálculo para os pacientes que foram tratados pelo menos 5 anos atrás. Entretanto, melhorias recentes nas técnicas terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo atualmente diagnosticados e tratados para câncer de boca e orofaringe.

A taxa de sobrevida é baseada em resultados anteriores de um grande número de pessoas que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de um paciente. Muitos outros fatores podem afetar o prognóstico de uma pessoa, como idade e estado geral de saúde, tratamentos realizados e resposta da doença ao tratamento. Apenas seu médico pode dizer se os números abaixo se aplicam ao seu caso.

Os dados abaixo são do Programa SEER do Instituto Nacional de Câncer Americano, com base em pacientes diagnosticados com câncer de boca e orofaringe, no período de 2000 a 2014. Esses dados não estão baseados no sistema de estadiamento TNM, da AJCC. Os dados estão divididos em 3 estágios:


  • Local. O câncer está apenas na área onde se iniciou. Isso inclui os estágios I e II, bem como alguns estágios III sem disseminação para os linfonodos.
  • Regional. O câncer se espalhou para tecidos próximos e/ou linfonodos. Isso inclui alguns estágios III, bem como o estágio IV que não se disseminou para locais distantes.
  • A Distância. O câncer se espalhou para outros locais.


Além disso, estas estatísticas estão baseadas no estágio da doença no momento do diagnóstico. Elas não se aplicam aos cânceres que recidivaram.

Lábios


Estágio
Taxa de Sobrevida em 5 anos
Local
93%
Regional
48%
A Distância
52%


Língua


Estágio
Taxa de Sobrevida em 5 anos
Local
78%
Regional
63%
A Distância
36%


Assoalho da Boca


Estágio
Taxa de Sobrevida em 5 anos
Local
75%
Regional
38%
A Distância
20%


Para os cânceres de orofaringe e amígdalas, a taxa de sobrevida relativa em 5 anos é de 66%, mas a sobrevida por estágio não está disponível

Para os cânceres de gengiva e outras partes da boca, a sobrevida relativa é de 60%, mas a taxa de sobrevida por estágio não está disponível.

Fonte: American Cancer Society (08/08/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/taxa-de-sobrevida-para-o-cancer-de-boca-e-orofaringe-por-estagio/7430/279/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla