Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Câncer de Cabeça e Pescoço: Câncer de Laringe e Hipofaringe - Vivendo com

Vivendo com Câncer de Laringe e Hipofaringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/05/2015 - Data de atualização: 06/02/2018



Para alguns pacientes com câncer de laringe e hipofaringe, o tratamento pode remover ou eliminar o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser estressante. Ao mesmo tempo em que o paciente se sente aliviado com o término do tratamento, fica a preocupação de uma recidiva ou metástase. Este é um sentimento muito comum para a maioria dos pacientes que tiveram câncer de laringe.

Em outros pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente. Esses pacientes continuarão realizando tratamentos regulares com quimioterapia, terapia alvo ou outras terapias para tentar manter a doença sob controle. 

A vida após o câncer significa retornar a algumas coisas familiares e também fazer novas escolhas.

Cuidados no Acompanhamento 

Quando o tratamento terminar, os médicos irão acompanhá-lo de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Nestas consultas o médico sempre o examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para acompanhamento e reestadiamento da doença.

Quase todos os tratamentos contra o câncer podem apresentar efeitos colaterais. Alguns podem durar apenas alguns dias ou semanas, mas outros podem durar mais tempo. Alguns efeitos colaterais podem até não aparecer até anos após o término do tratamento. Suas visitas ao médico são um bom momento para fazer perguntas e falar sobre quaisquer alterações ou problemas que você perceba ou preocupações que você possa apresentar.

Para todos os pacientes com câncer de laringe e orofaringe que já terminaram o tratamento, é importante informar aos seus médicos sobre quaisquer novos sintomas ou problemas, pois eles podem ser provocados ​​pela recidiva do câncer, por uma nova doença ou por um segundo câncer.

Acompanhamento Clínico

Em pessoas sem sinais remanescentes de câncer, muitos médicos recomendam visitas de acompanhamento e exames de tomografia computadorizada a cada 6 - 12 meses nos primeiros 2 anos após o tratamento, e visitas anuais e tomografias após esse tempo, embora as visitas ao médico possam ser mais frequentes no início.

Registros Médicos

Eventualmente em algum momento após o diagnóstico e tratamento do câncer de laringe e orofaringe, você pode consultar outro médico, que desconheça totalmente seu histórico clínico. É importante que você seja capaz de informar ao novo médico os detalhes do diagnóstico e do tratamento. Verifique se você tem a seu alcance, informações como:


  • Cópia do laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia.
  • Cópia do relatório de alta hospitalar.
  • Cópia do relatório do tratamento radioterápico.
  • Cópia do relatório quimioterápico, incluindo medicamentos utilizados, doses, e tempo do tratamento.
  • Exames de imagem.


O médico pode querer manter cópias dessas informações, não se esqueça de sempre manter cópias de tudo com você!

Cuidados com a Traqueostomia

É importante aprender a cuidar do estoma. Logo após a cirurgia será necessário utilizar um umidificador sobre o estoma para que o revestimento das vias respiratórias se adapte ao ar mais seco. Será também necessário aprender a sugar e a limpar o estoma para manter as vias respiratórias sempre abertas. O médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde o ensinará a cuidar e proteger o estoma, bem, como quais precauções devem ser tomadas para impedir que a água entre pela traqueia durante o banho.

Restauração da Fala

Após uma laringectomia total o paciente não consegue falar utilizando suas próprias cordas vocais. No entanto, existem várias opções para restaurar a fala após a cirurgia. Perder a voz para o câncer não significa perder a capacidade de falar, mas em reaprender a falar, o que pode levar um tempo e exige esforço. Será necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo.


  • Punção Tráqueo Esofágica. Esta é a forma mais comum que os cirurgiões utilizam para restaurar a fala. Este procedimento cria uma conexão entre a traqueia e o esôfago através de um pequeno orifício no local do estoma. Nesta punção é colocada uma válvula para restaurar a capacidade do paciente em conduzir o ar dos pulmões à boca. Após a cirurgia, o paciente, com orientação do fonoaudiólogo, aprende a cobrir o estoma com um dedo para forçar o ar para fora da boca, produzindo a fala.

  • Eletrolaringe. É um dispositivo elétrico, alimentado por bateria, para produzir uma voz mecânica.

  • Voz Esofágica. Após a laringectomia, com a separação da traqueia da garganta, o paciente pode não conseguir mais expulsar o ar dos pulmões através da boca para falar. Com treinamento, alguns pacientes aprendem a engolir o ar e forçá-lo através da boca. Como o ar passa pela garganta, causando vibrações, com treinamento as pessoas podem tornar a falar. Esta é a forma mais básica para a reabilitação da fala.


Problemas de Deglutição e Nutrição

O tratamento do câncer de laringe ou hipofaringe pode às vezes causar problemas como dificuldade para engolir, boca seca ou até mesmo perda dos dentes. Isso pode tornar difícil a alimentação, levando à perda de peso e fraqueza.

Alguns pacientes podem precisar ajustar o cardápio durante e após o tratamento. Alguns podem até mesmo precisar usar uma sonda de alimentação durante um curto período de tempo após o tratamento. É importante o acompanhamento de um nutricionista para fornecer suplementos nutricionais e informações sobre as necessidades nutricionais individuais de cada paciente.

Impacto da Laringectomia na Vida Sexual

A laringectomia não muda apenas a aparência física com o estoma, mas também a fala e a respiração. A intimidade sexual pode ser afetada pelos sentimentos desconfortáveis ​​sobre a aparência. No entanto, existem alguns aspectos que podem diminuir esses sentimentos. Um lenço ou uma camisa de gola alta pode esconder o estoma. Os odores do estroma podem ser diminuídos evitando-se alho ou alimentos picantes ou com o uso de colônias.

Como diminuir o Risco do Câncer avançar ou recidivar?

Permanecer tão saudável quanto possível é mais importante do que nunca após o tratamento do câncer de laringe e orofaringe. Parar de fumar e manter uma alimentação saudável pode ajudá-lo a reduzir o risco da recidiva e a protegê-lo de outros problemas de saúde.

Fumar está claramente relacionado ao câncer de laringe e orofaringe, então não fumar ajuda a reduzir seu risco. Ajudará também a melhorar seu apetite e seu estado geral de saúde, além de reduzir a chance de desenvolver outros tipos de câncer e doenças respiratórias.

Faça Escolhas Saudáveis. O diagnóstico de câncer de laringe e orofaringe faz com que a maioria dos pacientes passe a ver a vida sob outra perspectiva. Muitos começam a se preocupar com a saúde, tentam alimentar-se melhor, levar uma vida menos sedentária, tentam diminuir o consumo de álcool e  param de fumar. Não se estresse com pequenas coisas. É o momento de reavaliar a vida e fazer mudanças. Se preocupe com sua saúde. 

Suplementos Dietéticos

Até o momento, nenhum suplemento dietético, incluindo vitaminas, minerais e produtos à base de plantas, mostrou diminuir o risco da progressão ou recidiva do câncer de laringe e orofaringe. Isso não significa que nenhum suplemento ajudará, mas é importante saber que nenhum suplemento é eficaz.

Os suplementos dietéticos não são regulados como medicamentos, ou seja, não precisam ser comprovadamente efetivos (ou mesmo seguros) antes de serem vendidos, embora haja limites sobre o que eles possam reivindicar. Se você está pensando em tomar qualquer tipo de suplemento nutricional, converse antes com seu médico, para decidir quais você pode usar com segurança, evitando aqueles que podem ser prejudiciais.

Risco de um segundo câncer após o Tratamento do Câncer de Laringe e Orofaringe

As pessoas que tiveram câncer de laringe e orofaringe ainda podem ter outros tipos de câncer. De fato, os sobreviventes de câncer de laringe e orofaringe têm um maior risco de ter outro tipos de câncer.

Suporte Emocional

Algo que ajuda muito ao paciente com câncer de laringe e orofaringe a enfrentar a doença é o apoio e a força que ele recebe. Independente de como, o importante é que você encontre em algo ou alguém essa ajuda, seja nos familiares, nos amigos, em ex-pacientes, em sites sobre a doença, ou até em sua própria fé. Você não precisa passar por tudo isso sozinho, seus familiares e amigos podem e querem ajudar você. Não se feche na doença, esteja disposto a ouvir o que os outros têm a lhe dizer.

Fonte: American Cancer Society (27/11/2017)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/vivendo-com-o-cancer/675/134/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla