Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Tratamento Radioterápico do Câncer de Mama em Homens

O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (RaiosX ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).
A radioterapia é administrada geralmente após a cirurgia (ou após a quimioterapia), na região da mama e tem por objetivo eliminar células malignas que porventura tenham sobrado no local, ou próximas de onde foi retirado o tumor.
Radioterapia Externa
A radioterapia externa focada no tumor é o tipo mais comum para tratar câncer de mama em homens e consiste na irradiação do órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de 6 – 7 semanas. A radioterapia também pode ser administrada utilizando o hiperfracionamento, que consiste em administrar a dose total programada de radiação em mais vezes por dia.
Possíveis Efeitos Colaterais da Radioterapia
Os principais efeitos colaterais da radioterapia a curto prazo são fadiga e queimadura da pele na área irradiada, semelhante a uma queimadura solar importante. A pele fica avermelhada ou escurecida, pode ocorrer coceira, dor local e descamação.
Estes efeitos tendem a melhorar ao longo de várias semanas ou até meses após o término da radioterapia.
Braquiterapia
Na braquiterapia ou radioterapia interna o material radioativo é inserido diretamente ou próximo ao tumor. A braquiterapia é raramente usada para tratar câncer de mama em homens, porque só é realizada em pacientes que fazem a biópsia do linfonodo sentinela.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-radioterapico-do-cancer-de-mama-em-homens/3337/551/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla