Powered By Blogger

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Avaliação do Tumor no Diagnóstico do Câncer de Mama


Os exames de imagem utilizam raios X, campos magnéticos, ondas sonoras ou substâncias radioativas para criar imagens do interior do corpo. Os exames de imagem podem ser realizados por uma série de razões, inclusive para diagnosticar uma área suspeita e determinar se o tratamento está funcionando. 

Os exames de imagem utilizados para avaliar doenças da mama são:


  • Mamografia Diagnóstica - Mamografias são realizadas ​​para avaliar doenças na mama de mulheres que não têm sinais ou sintomas de um problema no órgão. A mamografia diagnóstica é utilizada para diagnosticar uma doença mamária em mulheres com sintomas ou um resultado anormal em uma mamografia. A mamografia diagnóstica inclui mais imagens da área suspeita e pode mostrar se a anormalidade não é algo importante, se uma lesão tem probabilidade de ser benigna ou se é necessária a realização de uma biópsia.

  • Ressonância Magnética da Mama - A ressonância magnética pode ser realizada junto com mamografias em mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama, ou para avaliar melhor áreas suspeitas encontradas na mamografia. A ressonância é realizada para mulheres diagnosticadas com câncer de mama para determinar o tamanho real do tumor e detectar outros tipos de câncer na mama. Se uma área anormal na mama é detectada, muitas vezes a ressonância é usada para guiar uma biópsia.

  • Ultrassonografia Mamária - O ultrassom tornou-se uma ferramenta valiosa para uso junto com a mamografia, porque está amplamente disponível e tem um custo menor do que outras opções, como a ressonância magnética. Não é recomendado o uso de ultrassom em vez de mamografias para rastreamento do câncer de mama. Normalmente, o ultrassom é utilizado para segmentar uma área específica de interesse encontrada na mamografia. O ultrassom distingue entre cistos e massas sólidas e, às vezes, ajuda a perceber a diferença entre tumores benignos e malignos. O ultrassom pode ser mais útil para mulheres com mamas muito densas. Os protocolos clínicos estão estudando os benefícios e riscos da adição do ultrassom de mama para mamografias de rastreamento em mulheres com mamas densas e o aumento do risco de câncer de mama.

  • Ductograma - Este exame ajuda a determinar a causa da secreção mamilar. Neste procedimento, um tubo de plástico fino é inserido no interior da abertura do ducto no mamilo, de onde provem a descarga. Uma pequena quantidade de contraste é injetada, para descrever a forma do ducto e mostrar se existe alguma massa no interior do mesmo.

Outros Exames de Imagem

Exames mais recentes, como a cintilografia mamária e a tomossíntese não são comumente usados ​​e ainda estão sendo estudados para determinar a sua utilidade.

Os exames de laboratório utilizados para avaliar o câncer de mama 


  • Anatomopatológico - O objetivo do exame anatomopatológico é o diagnóstico, por meio da análise das alterações teciduais presentes nas amostras de tecido, retiradas na biópsia ou na cirurgia. Na maioria das vezes, esse diagnóstico é definitivo, entretanto, em algumas situações, não é possível um diagnóstico conclusivo. As causas mais comuns são a falta de representatividade do material, por exemplo, quando a biópsia retira tecido das imediações e não da lesão principal, os aspectos morfológicos podem excluir alguns diagnósticos, mas não concluir, tornando-se fundamental a correlação clínica e com os exames de imagens para obtenção do diagnóstico.

  • Características Tumorais - A análise microscópica do tumor determina se é invasivo ou in situ, ductal ou lobular, o grau e se existe comprometimento linfonodal. As margens (bordas) do tumor também são avaliadas e determinadas sua distância do tumor.

  • Receptores Hormonais  - Os receptores hormonais ligam hormônios que exercem o seu efeito no núcleo da célula. Um dos efeitos do estrogênio é induzir a expressão da progesterona. A maioria dos carcinomas de mama é receptor de estrogênio e receptor de progesterona positivos. Apenas 5% dos tumores receptores de progesterona positivos são receptores de estrogênio negativos. O status dos receptores hormonais tem valor prognóstico no tempo livre de doença, tempo livre de metástases e sobrevida total. Além disso, a ablação do estrogênio tem impacto em um grupo de pacientes com câncer de mama e a resposta ao tratamento tem correlação com a expressão do receptor.

  • HER2 - HER2/neu é um tipo de proteína. Os tumores de mama que produzem o HER2/neu tendem a crescer rapidamente e se disseminar com mais frequência para outras partes do corpo. O status HER2 ajuda a determinar se certo tipo de droga como o trastuzumabe ou o lapatinibe, pode ajudar a tratar o câncer.

obs. cpnteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/avaliacao-do-tumor-no-diagnostico-do-cancer-de-mama/1391/264/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla