Powered By Blogger

domingo, 18 de outubro de 2015

Causas do Câncer de Mama em Homens



Embora alguns fatores de risco possam aumentar as chances de um homem desenvolver o câncer de mama, a causa da maioria dos casos é desconhecida.
Alguns fatores que podem aumentar o risco de um homem desenvolver câncer de mama são:


  • Níveis Hormonais

As células da mama normalmente crescem e se dividem em resposta aos hormônios femininos, como o estrogênio. Quanto mais células se dividem, mais chances existem de acontecerem erros nas cópias do DNA. Estas alterações no DNA podem, eventualmente, levar ao desenvolvimento do câncer de mama.
Os fatores que modificam a proporção de hormônios femininos e masculinos no organismo podem, portanto, ter um efeito no risco de câncer de mama.
  • Mutações Genéticas
Os pesquisadores fizeram grandes progressos na compreensão de como alterações no DNA podem tornar as células normais em cancerígenas. O DNA está presente em cada uma das células e contém as instruções genéticas para o seu funcionamento.
Alguns genes contêm instruções que determinam como as células crescem, se dividem e morrem. Certos genes que aceleram a divisão celular são chamados oncogenes. Outros que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento apropriado são denominados genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados pelas mutações no DNA que se transformam em oncogenes ou que desativam os genes supressores de tumor.


  • Mutações Genéticas Adquiridas

A maioria das mutações do DNA relacionadas ao câncer de mama em homens não são hereditárias. Entretanto, ainda não está claro o que causa essas mutações. Algumas mutações adquiridas podem ser o resultado da presença de substâncias cancerígenas no ambiente ou na dieta, mas os estudos em andamento ainda não conseguiram identificar quaisquer produtos químicos que sejam responsáveis ​​por essas mutações nos cânceres de mama em homens.


  • Mutações Genéticas Hereditárias

Certas alterações hereditárias no DNA podem aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer e são responsáveis ​​pela doença em algumas famílias.
Alguns tipos de câncer de mama estão ligados a mutações hereditárias dos genes BRCA1 ou BRCA2. Normalmente, estes genes produzem proteínas que ajudam as células a reconhecer ou reparar os danos do DNA e impedi-las de crescer de forma anormal. Mas se uma pessoa herdou um gene mutante do pai ou da mãe, as chances de desenvolver câncer de mama são maiores.
Nas mulheres, as mutações do BRCA1 e BRCA2 são responsáveis ​​por cerca de 5% a 10% dos casos de câncer de mama. Mulheres com qualquer um destes genes alterados têm um risco aumentado em cerca de 80% para a doença.
Nos homens, as alterações no gene BRCA2 parecem ser responsáveis por alguns casos de câncer de mama. O risco de câncer de mama em homens com BRCA2 é cerca de 6% maior do que para outros homens sem alteração nesse gene.
Estudos recentes sugerem que mutações no BRCA1 pode aumentar em cerca de 1% o risco de câncer de mama em homens.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/causas-do-cancer-de-mama-em-homens/3327/549/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla