Powered By Blogger

sábado, 17 de outubro de 2015

A Mama Masculina

A mama é formada pelos lobos (glândulas produtoras de leite nas mulheres), dutos (tubos minúsculos que carregam o leite dos lobos para o mamilo) e estroma (tecido adiposo e tecido conjuntivo que envolve os dutos e lobos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos).
Até a puberdade (geralmente em torno de 13 – 14 anos), os meninos e as meninas têm uma pequena quantidade de tecido mamário, que consiste em poucos dutos localizados sob o mamilo e a aréola. Na puberdade, os ovários da menina começam a produzir os hormônios femininos, que levam ao desenvolvimento dos ductos mamários, dos lobos nas extremidades e ao aumento da quantidade de estroma. Nos meninos, os hormônios produzidos pelos testículos não deixam o tecido mamário se desenvolver muito. O tecido mamário dos homens têm dutos, mas poucos ou nenhum lobo.
Assim como todas as células do corpo, as células do duto mamário masculino podem sofrer alterações. Mas, o câncer de mama é menos comum em homens porque as células dos dutos mamários são menos desenvolvidas do que os das mulheres e porque eles normalmente têm níveis mais baixos de hormônios femininos que afetam o crescimento das células da mama.
Sistema Linfático da Mama
Uma das formas do câncer de mama se disseminar é através do sistema linfático, por isso é importante entender sua estrutura e funcionamento.
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são aglomerados de células do sistema imunológico ligados pelos vasos linfáticos. Os linfáticos são pequenos e finos vasos que carregam a linfa. A linfa contém fluido tissular e produtos residuais, bem como as células do sistema imunológico. As células do câncer de mama podem invadir os vasos linfáticos e se desenvolverem nos gânglios linfáticos.
A maioria dos vasos linfáticos da mama está ligada aos gânglios linfáticos axilares. Alguns vasos linfáticos se conectam aos gânglios linfáticos próximos do esterno (linfonodos mamários internos) e acima ou abaixo da clavícula (linfonodos supraclaviculares ou infraclaviculares).
Se as células cancerígenas se espalham para os gânglios linfáticos, existe uma chance de essas células atingirem a corrente sanguínea e se disseminarem para outros órgãos.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-mama/3281/547/
Reçomeçar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla