Powered By Blogger

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Outros Exames para Diagnóstico do Câncer de Mama




Estes exames podem ser feitos para fins de pesquisa, ainda não foi completamente delineada sua utilidade no diagnóstico do câncer de mama. 

Exame da Secreção Mamilar 

No caso de secreção mamilar, parte do líquido pode ser coletada para análise da presença (ou não) de células cancerosas. A maioria das descargas ou secreção do mamilo não é câncer. Em geral, se a secreção for leitosa ou verde clara é improvável que seja câncer. Se for vermelha ou vermelha acastanhada, sugerindo que contém sangue, pode, eventualmente, ser causada por câncer, apesar de uma lesão, infecção ou tumores benignos sejam as causas mais prováveis. 

Mesmo não existindo células cancerígenas no material coletado da secreção mamilar, não se pode ter certeza que não seja câncer de mama. Se a paciente tiver uma massa suspeita, será necessário fazer uma biópsia, mesmo que a descarga mamilar não contenha células cancerosas. 

Lavagem Ductal e Aspiração do Mamilo 

A lavagem ductal é um exame experimental desenvolvido para mulheres que não apresentam sintomas de câncer de mama, mas são do grupo de alto risco para a doença. Não é um exame para rastreamento ou diagnóstico do câncer de mama, mas ajuda a dar uma ideia mais precisa do risco de uma mulher de desenvolvê-lo. 

A lavagem ductal pode ser realizada em consultório médico ou ambulatório. É aplicado um creme anestésico para anestesiar a área do mamilo. É realizada a sucção para retirar pequenas quantidades do líquido dos dutos de leite até a superfície do mamilo, para localizar as aberturas naturais dos dutos. Em seguida, um cateter é inserido numa das aberturas. É injetada água salina no cateter para lavar cuidadosamente o ducto e recolher as células. O líquido ductal é sugado através do cateter e enviado para análise. 

A lavagem ductal não é realizada em mulheres do grupo de alto risco para câncer de mama. Ainda não está clara a utilidade desse exame e se será capaz de detectar o câncer em fase inicial. É mais provável que seja útil como um exame para avaliar o risco de câncer, e não como um exame de rastreamento para a doença. Mais estudos são necessários para definir melhor a utilidade deste exame. 

A aspiração do mamilo também avalia as células anormais em desenvolvimento nos ductos, mas é muito mais simples, porque nada é inserido na mama. O dispositivo de aspiração do mamilo usa copos pequenos que são colocados na mama. O líquido do mamilo retirado é enviado para análise. Assim como na lavagem ductal, o procedimento pode ser útil como um exame para avaliar o risco de câncer, mas não é um exame de triagem adequado o câncer. Esse exame também não comprovou detectar o câncer em fase inicial.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/outros-exames-para-diagnostico-do-cancer-de-mama/1393/264/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla