Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Exames de Imagem para o Diagnóstico do Câncer de Mama


Os principais exames utilizados ​​para o diagnóstico ou reestadiamento do câncer de mama são:


  • Raios X


O exame de Raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação.

A radiografia de tórax é utilizada para detectar se o câncer de mama se disseminou para os pulmões.


  • Mamografia


A realização de exames de mamografia é hoje uma prática comum para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O rastreamento consiste em exames mamográficos periódicos em mulheres assintomáticas, acima de 40 anos, para detectar câncer de mama em estádios iniciais, o que pode levar à redução da mortalidade por esta enfermidade. As alterações patológicas da mama que podem ser vistas na mamografia são: massas, calcificações, áreas com densidades assimétricas ou distorção de arquitetura, ductos proeminentes, espessamento da pele ou mamilo e retração deste último. Uma imagem mamográfica deve ter o contraste ideal entre as diferentes estruturas da mama e a melhor resolução, a fim de se perceber o menor sinal possível de lesão, para que o diagnóstico clínico possa ser muito assertivo ao se encontrar alguma anormalidade. 


  • Cintilografia Óssea


A cintilografia óssea é uma forma de diagnóstico por imagem que avalia funcionalmente os órgãos e não apenas sua morfologia. Para a realização do exame é administrado ao paciente uma injeção intravenosa do radiofármaco (Tecnécio99m). A captação óssea nas imagens adquiridas após 3 horas da injeção é proporcional à atividade metabólica no osso, se devendo principalmente à adsorção do radiofármaco aos cristais de hidroxiapatita.

A cintilografia pode detectar variações de até 5% no metabolismo ósseo, geralmente precedendo as alterações radiológicas, oferecendo alta sensibilidade e baixa dose de irradiação mesmo na varredura de todo o esqueleto.

É indicada para tumores com grandes chances de metástase óssea e para pacientes com alterações bioquímicas sugestivas e metástases já instaladas.


  • Tomografia Computadorizada


A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagens que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de Raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia. 

Alguns exames de tomografia são realizados em duas etapas: sem e com contraste de iodo. A administração intravenosa de iodo deve ser realizada quando se deseja observar mais claramente certos detalhes, tornando o diagnóstico mais preciso. 

Muitas vezes a tomografia computadorizada é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer.


  • Ressonância Magnética


A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética é utilizada como exame de imagem complementar no diagnóstico de nódulos e de densidades assimétricas na mama, junto à mamografia e à ultrassonografia. Este exame, além de permitir uma avaliação detalhada dos nódulos, sem a utilização de raios X, também proporciona uma visão mais abrangente da região profunda do tecido mamário, ideal para o controle de próteses mamárias. 


  • Ultrassom


A ultrassonografia da mama possibilita identificar lesões que não podem ser visualizadas na mamografia, quando a mama é densa, e também permite distinguir, por exemplo, se a lesão é sólida ou cística. Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos e tecidos do corpo. 

A ultrassonografia é muita utilizada para orientar punções, biópsias ou marcações pré-cirúrgicas de lesões não palpáveis.


  • Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET scan)


A tomografia por emissão de pósitron (PET scan) mede variações nos processos bioquímicos, quando alterados por uma doença, e que ocorrem antes que os sinais visíveis da mesma estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética. O PET scan é uma combinação de medicina nuclear e análise bioquímica, que permite uma visualização da fisiologia humana por detecção eletrônica de radiofármacos emissores de pósitrons de meia-vida curta.

Os radiofármacos, ou moléculas marcadas por um isótopo radioativo, são administrados ao paciente, por via venosa, antes da realização do exame. Como as células cancerígenas se reproduzem muito rapidamente, e consomem muita energia para se reproduzirem e se manterem em atividade, o exame aproveita essa propriedade. Moléculas de glicose, que são energia pura, são marcadas por um radioisótopo e injetadas nos pacientes. O radiofármaco mais utilizado é o 18F, sendo a forma 18F-FDG (2-[F-18] flúor-2-deoxi-D-glicose) a mais utilizada, devido à presença da glicose em todo o corpo humano. Como as células de tumores são ávidas da energia proveniente da glicose, esta vai concentrar-se nas células cancerígenas, nas quais o metabolismo celular é mais intenso. Alguns minutos depois da ingestão da glicose é possível fazer um mapeamento do organismo do paciente detectando ponto a ponto a concentração do radiofármaco no organismo.

Em oncologia o PET scan é utilizado para visualizar tumores crescendo rapidamente, determinar sua resposta à radioterapia ou quimioterapia, diagnosticar a recidiva de um tumor após a remoção cirúrgica, decidir o melhor local para uma biópsia e diferenciar um tecido necrosado pela radiação de um tecido normal ou o crescimento de um novo tumor.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-de-imagem-para-o-diagnostico-do-cancer-de-mama/1389/264/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla