Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Medicamentos para o Controle da Dor causada pelo Câncer de Mama Avançado


Medicamentos usados para tratar a Dor


  • Medicamentos Não Opióides - Quando a dor é leve a moderada, a primeira escolha para o alívio da dor é geralmente uma droga não opióide. Exemplos destas drogas incluem ibuprofeno e acetaminofeno.

  • Medicamentos Opióides - Os medicamentos opióides, como morfina, oxicodona, hidromorfona, metadona, oximorfona e fentanil, estão disponíveis apenas sob prescrição médica e retenção de receita. Estes medicamentos tendem a ter mais efeitos colaterais do que as drogas não opióides, por isso são receitadas apenas quando os medicamentos não opióides não controlam mais a dor. Durante o tratamento com opiáceos, álcool, soníferos e outros medicamentos que causam sonolência devem ser evitados, pois podem ter uma interação prejudicial.

Medicamentos não-opióides e opióides para tratar a Dor do Câncer de Mama Avançado

Tipo de Medicamentos
Exemplos
Uso do Medicamento
Possíveis Efeitos Colaterais
Não Opióides
Não esteroides anti-inflamatórios, tais como o ibuprofeno
Primeira escolha para dor leve a moderada

Frequentemente usado com medicamentos opióides para dores ósseas e musculares
Problemas estomacais e intestinais.

Pode retardar a coagulação sanguínea.

Em grandes quantidades, o acetaminofeno pode causar danos ao fígado.
Opióides
Morfina
Oxicodona
Metadona
Hidromorfona
Oximorfona
Fentanil
Normalmente usado quando as drogas não opióides não controlam a dor

Suspender gradualmente para evitar sintomas de abstinência.

Morfina, oxicodona, hidromorfona, oximorfona e fentanil estão disponíveis para alívio da dor a curto prazo.

Morfina, oxicodona, oximorfona e hidromorfona são usadas para o controle da dor durante um período de tempo.

Fentanil está disponível em adesivo para a pele.
Constipação, sonolência, náuseas e coceira.

A constipação pode melhorar depois de alguns dias, mas os outros precisam de tratamento.


Barreiras Potenciais para o Manejo da Dor com Opióides

As pessoas podem ter preocupações com alguns tipos de tratamento da dor, medicamentos opióides, especialmente, por causa do risco da dependência ou ainda preocupação com os efeitos colaterais. No entanto, quando usado como prescrito, esses medicamentos podem oferecer um grande alívio da dor.

Possíveis Efeitos Colaterais

O uso regular de opiáceos provoca quase sempre efeitos colaterais, especialmente constipação. Mas, seu médico pode ajudá-la a prevenir ou controlar esses sintomas para que você possa continuar usando estes medicamentos.

Náuseas e vômitos podem ocorrer após o início do uso dos opióides, mas estes efeitos colaterais tendem a desaparecer após alguns dias. Se você apresentar coceira ou uma erupção cutânea, pode ser um sinal de reação alérgica a opióides. Informe o seu médico para que ele possa alterar sua medicação. 

Se a dor aumenta com o passar do tempo, pode ser necessária uma dose mais elevada do opióide. A maioria das pessoas cria uma tolerância aos efeitos secundários destes medicamentos, de forma que possam tratar os efeitos colaterais de doses aumentadas mais facilmente.

Medo da Dependência

O médico irá monitorar a quantidade de opióides prescritos para que você não use por tempo prolongado. Se você de repente parar de tomar um medicamento opiáceo ou tiver a dose reduzida, poderá apresentar sintomas de abstinência, como dor, ansiedade e náuseas. A redução gradual da dose reduz a possibilidade dos sintomas de abstinência ocorrer.

Os sintomas de abstinência são um sinal de dependência física e não estão relacionados ao vício. A dependência física é um efeito natural do uso regular de opióides, enquanto o vício envolve uma perda de controle sobre a droga e pode estar relacionada com um comportamento prejudicial. A dependência entre as pacientes que usam opióides no tratamento da dor do câncer é muito rara.

Outros Medicamentos

Muitas drogas podem ser usadas para reduzir a dor relacionada ao câncer de mama metastático. Elas incluem antidepressivos, anticonvulsivantes, corticoides e anestésicos locais. Estes medicamentos estão disponíveis apenas sob prescrição médica.

Os benefícios desses medicamentos são descritos na tabela a seguir. Antes de tomar qualquer um destes medicamentos para alívio da dor, é importante discutir seus potenciais efeitos colaterais com o seu médico.


Outros Medicamentos para Tratar a Dor do Câncer de Mama Avançado

Tipos
Exemplos
Benefício para Alívio da Dor
Potenciais Efeitos Colaterais
Antidepressivo
Nortriptilina
Amitriptilina
Duloxetina
Pode aliviar a dor neuropática
Boca seca, sonolência e prisão de ventre.
Tonturas ou desmaios quando está de pé.
Anticonvulsivantes
Gabapentina Pregabalina
Pode aliviar a dor neuropática
Problemas de fígado e redução das taxas sanguíneas.
Sonolência, tonturas e inchaço nas pernas.
Esteroides
Dexametasona
Pode aliviar inflamação e a dor óssea
Inchaço devido ao acúmulo de líquido no corpo.
Irritação do estômago
Intolerância de açúcar. Alterações no humor.
Anestésicos locais
Lidoderme
Pode aliviar a dor neuropática
Erupção ou irritação da pele.

Administração dos Medicamentos

Há muitas maneiras de tomar os medicamentos para a dor. A maioria é administrada por via oral. Para as pacientes que têm dificuldade em engolir comprimidos, alguns estão disponíveis na forma líquida ou em uma forma especial, que se dissolve dentro da boca. Alguns analgésicos podem ser administrados na forma de supositórios. O fentanil vem em forma de adesivo, que é colocado sobre a pele e libera medicação para a dor de forma contínua ao longo de vários dias.

Em casos de dor severa, quando os medicamentos orais não aliviam a dor ou quando uma paciente não pode tomar medicamentos por via oral, muitas drogas podem ser injetadas via intravenosa ou subcutânea com uma pequena agulha. Os medicamentos também podem ser administrados através de um cateter.

Terapias Complementares para a Dor

Existem muitas terapias não medicamentosas que você pode escolher para usar junto com medicamentos para a dor. Estas incluem fisioterapia, acupuntura, nutrição, técnicas de relaxamento, massagem terapêutica e yoga.

Questões para os Familiares e outras Pessoas

A dor pode afetar toda a família. Ela pode ser perturbadora para os que convivem (cônjuges, parceiros, familiares e outras pessoas de convívio diário) com a paciente vendo-a sofrer com a dor.

Em alguns casos, uma pessoa que vive com dor pode se tornar irritada, prejudicando as relações familiares. O apoio social durante este tempo é importante para todos os membros da família. Cônjuges e parceiros podem precisar de um apoio especial.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/medicamentos-para-o-controle-da-dor-causada-pelo-cancer-de-mama-avancado/6255/818/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla