Powered By Blogger

sábado, 17 de outubro de 2015

Perguntas para o Médico sobre o Câncer de Mama


O diagnóstico do câncer cria muitas dúvidas e inseguranças. Anote sempre as suas e pergunte para seu médico. 

Algumas sugestões de perguntas a serem feitas:


  • Qual é exatamente a minha doença?
  • Qual é a extensão da minha doença? O que isto quer dizer?
  • Qual o estadiamento da doença? Como isso afeta as opções de tratamento e o prognóstico?
  • A doença já se espalhou para os linfonodos ou outros órgãos?
  • Quais são as opções de tratamento? Estas opções têm intuito curativo?
  • Qual cirurgia está indicada (mastectomia, quadrantectomia)?
  • Quais são os riscos da cirurgia? Quais as complicações?
  • Será feita dissecção de linfonodo sentinela? Será feito esvaziamento axilar?
  • Quais os riscos desses procedimentos?
  • Quanto tempo após a cirurgia poderá ser iniciado o tratamento sistêmico?
  • A cirurgia causa dor? Como será controlada?
  • Quanto tempo após a cirurgia posso retornar ao trabalho?
  • Vou precisar de fisioterapia após a cirurgia?
  • O que é linfedema e quais os sinais e sintomas?
  • Quais as consequências do linfedema após o tratamento?
  • Quais os efeitos colaterais esperados para cada um dos tratamentos propostos?
  • O que pode ser feito para minimizar os efeitos adversos?
  • Quais os resultados obtidos com tratamentos como o que está sendo oferecido, em pacientes com casos semelhantes ao meu?
  • Existem pesquisas com medicações ou procedimentos novos que poderiam me dar uma chance melhor de cura ou controle da doença?
  • Poderei fazer a cirurgia de reconstrução da mama?
  • Como e quando é feita a cirurgia de reconstrução?
  • Quando poderei retornar às minhas atividades normais?
  • Poderei realizar atividades físicas?
  • Se surgirem metástases, como isso influenciará o tratamento? 
  • Preciso estar preocupada com a exposição ao sol?
  • Você recomenda suplementos nutricionais ou alterações para a minha dieta?
  • No centro de tratamento terei assistência de nutricionista?
  • A minha vida sexual será normal depois do tratamento?
  • Sou jovem e ainda quero ter filhos. O que poderá ser feito nesse sentido?
  • Os tratamentos de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia podem afetar a fertilidade?
  • Quanto tempo após o término do tratamento poderei engravidar?
  • Aqui existe um departamento de apoio psicossocial?
  • Quanto tempo após a cirurgia eu estou liberada para a fisioterapia?
  • Você recomenda alguma leitura específica que me ajude a enfrentar todo o tratamento?
  • Existe alguma legislação própria para pacientes portadores de câncer?
  • Quais são os direitos que um paciente portador de câncer possui?


É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/perguntas-para-o-seu-medico/1388/34/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla