Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama em Homens



Para muitos homens, pensar em uma cirurgia pode ser assustador. Mas ter conhecimento do que esperar antes, durante e depois da cirurgia pode aliviar o medo:

  • Antes da Cirurgia - Normalmente, você encontrará com o cirurgião alguns dias antes da cirurgia para conversar sobre o procedimento. Este é um bom momento para fazer perguntas sobre a cirurgia e seus possíveis riscos. Você deverá assinar um termo de consentimento, dando a permissão ao médico de realizar a cirurgia. Leia atentamente esse documento e certifique-se que entendeu tudo antes de assinar. O cirurgião revisará seus registros médicos e perguntará sobre as medicações que você está tomando, para ter certeza que nada interferirá com a cirurgia. Você também conversará com o anestesista, que o acompanhará durante a cirurgia.

  • Durante a Cirurgia - Geralmente é feita a anestesia geral sempre que a cirurgia é uma mastectomia, dissecção axilar ou cirurgia conservadora da mama. Você terá uma via de acesso para administração de medicamentos que possam ser necessários durante a cirurgia. Normalmente será monitorado o seu ritmo cardíaco e a pressão arterial. O tempo de cirurgia dependerá do tipo de procedimento a ser realizado.

  • Após a Cirurgia - Após a cirurgia, você será levado para a sala de recuperação, onde ficará até acordar e seus sinais vitais estiverem estáveis. O tempo de hospitalização dependerá do tipo de cirurgia realizada e seu estado geral de saúde.

Tipos de Cirurgia

Os principais tipos de cirurgia realizadas no câncer de mama em homens são:

  • Mastectomia
Na mastectomia é retirado todo o tecido mamário, às vezes junto com outros tecidos próximos. A técnica utilizada depende do tamanho do tumor:
  1. Mastectomia Simples ou Total – Retira toda a mama, incluindo o mamilo.
  2. Mastectomia Radical Modificada - Retira toda a mama e os gânglios linfáticos axilares.
  3. Mastectomia Radical - Retira toda a mama, gânglios linfáticos axilares e os músculos da parede torácica sob a mama.

  • Cirurgia Conservadora da Mama
A cirurgia conservadora, assim como a mastectomia é uma opção de tratamento para o câncer de mama em mulheres. Não é usualmente realizada em homens, em função do tamanho da mama masculina. A cirurgia do câncer de mama em homens requer a retirada de quase a totalidade do tecido mamário, porque os homens têm menos tecido mamário, o que faz com que a doença possa atingir o mamilo, a pele da mama ou da parede torácica já em um estágio inicial, exigindo uma cirurgia mais extensa.

Possíveis Efeitos Colaterais
Além da dor pós-operatória, inchaço temporário e uma alteração na aparência da mama, os possíveis efeitos colaterais da cirurgia incluem hemorragia, infecção no local cirúrgico, hematoma e seroma.

Cirurgia do Linfonodo
Para determinar se a doença se espalhou para os gânglios linfáticos axilares, um ou mais desses linfonodos podem ser removidos e enviados para análise. Se existir doença nos nódulos linfáticos, existe uma maior probabilidade das células cancerígenas se espalhem através da corrente sanguínea para outras partes do corpo. Isto é uma etapa importante do estadiamento e ajuda a determinar o tipo de tratamento a ser realizado.

Linfadenectomia
Neste procedimento, são retirados cerca de 10 a 40 linfonodos axilares e enviados para análise. A linfadenectomia é normalmente realizada ao mesmo tempo em que a mastectomia, mas pode também ser feita numa outra cirurgia. Este procedimento foi a técnica mais comum para verificar a disseminação da doença para os linfonodos próximos, e ainda é feito em alguns casos.

Biópsia do Linfonodo Sentinela (BLS)
Embora a linfadenectomia seja uma cirurgia segura e com baixa taxa de efeitos colaterais, a remoção dos gânglios linfáticos muitas vezes aumenta as chances do paciente desenvolver linfedema após a cirurgia. Para diminuir o risco de linfedema, os médicos podem realizar a biópsia do linfonodo sentinela (BLS) para verificar se existe doença nos gânglios linfáticos. Este procedimento permite que o médico saiba se a doença se espalhou para os gânglios linfáticos, sem retirar uma grande quantidade de linfonodos.

Para a BLS é injetado na mama do paciente um fármaco marcado com tecnécio99m, através de localização por estereotaxia (mamografia), ultrassom ou por palpação.

Cerca de 3 horas mais tarde, o paciente é levado até o serviço de medicina nuclear para fazer uma cintilografia das mamas. Essa imagem, fornecida pelo radiofármaco, é levada ao cirurgião para a visualização do linfonodo comprometido. A cirurgia realizada após 24 horas da injeção será acompanhada também por médicos da medicina nuclear, que com um detector de radiação especial localizam o primeiro linfonodo comprometido. Após a retirada do linfonodo, o mesmo é encaminhado para a equipe de patologia para congelamento e análise.
A atividade do radiofármaco introduzida na região é extremamente baixa, não acarretando risco de relevância nas mamas do paciente ou para a equipe médica participante da cirurgia.

Efeitos Colaterais da Cirurgia do Linfonodo
Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a retirada do linfonodo também pode causar efeitos colaterais como dor, inchaço, sangramento e infecção.
O linfedema é o principal efeito colateral da remoção dos gânglios linfáticos a longo prazo. O linfedema é causado pelo acúmulo anormal de proteínas e líquidos nos tecidos; costuma ser resultante de uma falha de drenagem no sistema linfático, que vem a se manifestar por inchaço, principalmente nas extremidades dos membros superiores e inferiores.
Este efeito não foi bem estudado em homens, mas em estudos com mulheres até 30% das que fazem a linfadenectomia desenvolvem linfedema. O linfedema também ocorre em até 3% das mulheres que fazem a biópsia do linfonodo sentinela. O linfedema parece ser mais comum se a radioterapia for administrada após a cirurgia. Às vezes, o inchaço dura apenas algumas semanas, mas pode perdurar por um longo tempo.

Dor Cônica após a Cirurgia da Mama
Alguns pacientes apresentam neuropatia e dor na parede torácica, axila ou braço após a cirurgia que não desaparece com o tempo. Isso é chamado de síndrome da dor pós-mastectomia. Alguns estudos mostraram que entre 20% - 30% das mulheres desenvolvem sintomas dessa síndrome após a cirurgia. Ainda, não está claro se essa síndrome também ocorre em homens. Os sintomas clássicos incluem dor e formigamento na parede torácica, axila ou braço. A dor também pode ser sentida no ombro ou cicatriz cirúrgica.

É importante comunicar seu médico o aparecimento de qualquer sintoma. A síndrome da dor pós-mastectomia pode ser tratada. Existem medicações específicas para este tipo de dor.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-cirurgico-do-cancer-de-mama-em-homens/3336/551/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla