Powered By Blogger

domingo, 11 de outubro de 2015

A Mama

A glândula mamária, órgão par, situa-se na parede anterior do tórax, na parte superior e está apoiada sobre o músculo peitoral maior; se estende da segunda à sexta costela no plano vertical e do esterno à linha axilar anterior no plano horizontal.

A mama feminina é composta por lobos (glândulas produtoras de leite), por ductos (pequenos tubos que transportam o leite dos lobos ao mamilo) e por estroma (tecido adiposo e tecido conjuntivo que envolve os ductos e lobos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos).

tecido mamário normal

A maioria dos cânceres de mama começam nas células que revestem os ductos. Alguns começam nas células que revestem os lobos, enquanto um número pequeno se inicia em outros tecidos. 

Sistema Linfático da Mama 

A pele, a aréola, o tecido subcutâneo e o parênquima mamário são drenados por vasos linfáticos, que se dispõem da superfície para a profundidade, formando uma rede linfática que se comunica entre si. 

É importante entender o sistema linfático para compreender a forma como a doença pode se disseminar. Este sistema tem várias partes. 

Os linfonodos são pequenas coleções de células do sistema imunológico, em forma de feijão, conectados pelos vasos linfáticos. Os vasos linfáticos são como pequenas veias, que drenam a linfa da mama. A linfa contém líquido e produtos usados, bem como células do sistema imunológico. As células cancerosas da mama podem entrar nos vasos linfáticos e começarem a crescer nos gânglios linfáticos. 

Grande parte da drenagem linfática da mama segue em direção aos linfonodos axilares que drenam a linfa proveniente da região centrolateral da mama, enquanto a região medial da mama drena para os linfonodos da cadeia mamária interna.

Linfonodos mamarios

Se as células cancerosas se espalharem para os gânglios linfáticos, há uma maior chance de que as células possam também ter entrado na corrente sanguínea e se disseminado  (metástase) para outras partes do corpo. Quanto mais células cancerosas da mama houver nos gânglios linfáticos, maior a probabilidade da doença ter se disseminado também para outros órgãos. Encontrar células cancerosas em um ou mais linfonodos influencia no esquema de tratamento. Entretanto, nem todas as mulheres com células cancerosas nos linfonodos desenvolvem metástases, e outras que não tinham doença no gânglios linfáticos podem desenvolver metástases posteriormente.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-mama/748/12/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla