Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Avaliação do Tumor no Diagnóstico do Câncer de Mama em Homens

Amostras de tecido mamário retiradas durante uma biópsia são enviadas para análise em um laboratório de patologia. O objetivo do exame anatomopatológico é a obtenção do diagnóstico, por meio da análise das alterações teciduais presentes nas amostras retiradas na biópsia ou na cirurgia.

Na maioria das vezes, esse diagnóstico é definitivo, entretanto, em algumas situações, não é possível um diagnóstico conclusivo. As causas mais comuns são a falta de representatividade do material, por exemplo, quando a biópsia retira tecido das imediações e não da lesão principal, os aspectos morfológicos podem excluir alguns diagnósticos, mas não concluir, tornando-se fundamental a correlação clínica com os exames de imagem para fechar o diagnóstico.

Os principais testes realizados nas amostras de biópsia pelo patologista são:


  • Estadiamento

O patologista atribui um grau histológico para o tumor, baseado nas características individuais das células e sua disposição em relação às demais. O grau ajuda a prever o prognóstico do paciente. Em geral, um número mais baixo indica um tumor de crescimento mais lento, enquanto que um número mais elevado indica um tumor de crescimento mais rápido e mais susceptível de se espalhar:
Grau 1 - Bem diferenciado. O tumor tem células relativamente normais que não parecem estar se desenvolvendo rapidamente e estão organizadas em pequenos túbulos.
Grau 2 - Moderadamente diferenciado. O tumor tem características entre os graus 1 e 3.
Grau 3 - Pouco diferenciado. O tumor tem células que não parecem normais, que estão se desenvolvendo rapidamente e raramente formam túbulos.


  • Receptores Hormonais (Estrogênio Progesterona)

Os receptores são proteínas celulares que podem se ligar a certas substâncias, como os hormônios, que circulam no sangue. As células normais da mama e algumas células do câncer de mama têm receptores que se ligam ao estrogênio e a progesterona. Estes dois hormônios muitas vezes estimulam o crescimento das células cancerígenas.
Cerca de 90% dos cânceres de mama masculinos é receptor de estrogênio e receptor de progesterona positivo. Esses cânceres tendem a crescer mais lentamente do que o câncer sem esses receptores e são muito mais propensos a responder a hormonioterapia.


  • HER2/neu

HER2/neu é um tipo de proteína. Os tumores de mama que produzem o HER2/neu tendem a crescer rapidamente e se disseminar com mais frequência para outras partes do corpo. O HER2 ajuda a determinar se certo tipo de droga como o trastuzumab ou o lapatinib, pode ajudar a tratar o câncer.

  • Imunohistoquímico

No exame imunohistoquímico, os anticorpos que identificam a proteína HER2/neu são aplicados na amostra, fazendo com que as células mudem de cor se muitas cópias dessa proteína estão presentes. Os resultados deste exame são apresentados como 0, 1+, 2+, ou 3+.


  • FISH

A hibridização fluorescente in situ (FISH) utiliza peças fluorescentes de DNA que especificamente se aderem às cópias do gene HER2/neu nas células, podendo então ser contabilizadas sob um microscópio especial.

  • Teste de Ploidia e Taxa de Proliferação Celular

A ploidia das células cancerígenas se refere à quantidade de DNA presente. Existem diferentes métodos para medir a ploidia:
Citometria de Fluxo - Utiliza lasers e computadores para medir a quantidade de DNA presente em células cancerígenas.
Citometria de Imagem - Usa computadores para analisar as imagens digitais das células a partir de uma lâmina de microscópio.


  • Análise Padrão dos Genes

Os pesquisadores descobriram que avaliar os padrões de determinados genes específicos, ao mesmo tempo pode ajudar a prever (ou não) se um tumor de mama em estágio inicial tem probabilidade de recidivar. Isso pode ajudar no momento de decidir se devem ser utilizados tratamentos adicionais, como a quimioterapia após a cirurgia.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/avaliacao-do-tumor-no-diagnostico-do-cancer-de-mama-em-homens/3333/550/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla