Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Excesso de carne processada oferece mais chances de morte

Alto consumo de carne processada – linguiça, bacon, salsicha, hambúrguer e apresuntados – contribuem para doenças cardiovasculares e câncer.



Rio de Janeiro  – Uma pesquisa, que analisou a dieta de cerca 450 mil europeus, concluiu que homens e mulheres com um alto consumo de carne processada – linguiça, bacon, salsicha, hambúrguer e apresuntados – têm mais chances de morrer precocemente, principalmente por doenças cardiovasculares e câncer.
Nesta população, a redução do consumo de carne processada para menos de 20 gramas pordia iria impedir mais de 3% de todas as mortes.
Como o consumo de carne processada é um fator de risco evitável, as autoridades sanitárias deveriam incluir informações específicas sobre a redução do consumo de carne processada, sugerem os autores do estudo.
O levantamento, da Perspectiva Europeia de Investigação sobre Câncer e Nutrição (Epic, na sigla em inglês), foi feito entre voluntários sem histórico de câncer, derrame, ou enfarte.
Tinham entre 35 e 69 anos e forneceram dados sobre o que comiam, se fumavam, as atividades físicas e o índice de massa corporal.
É sabido por todos que a carne vermelha é um alimento rico em proteínas e ferro. Embora o ferro seja essencial para a prevenção de anemia, o elevado consumo está relacionado com a formação endógena de compostos de nitrogênio no trato gastrointestinal e, assim, pode se tornar um fator de risco para alguns tipos de câncer, como o de colo, conforme a pesquisa.
O levantamento, no entanto, não concluiu que o consumo de carne vermelha fresca, sem ser processada, fez diferença nas causas de mortalidade investigadas. O mesmo ocorreu com a carne de aves.
De cada 17 pessoas acompanhadas, m média por 13 anos, uma morreu. Mas aquelas que comiam mais de 160 gramas de carne processada por dia – o equivalente a duas salsicha e uma fatia de bacon – foram 44% mais propensas a morrer durante o período da pesquisa que aquelas que comiam cerca de 20 gramas do alimento.
Ao todo, cerca de 10 mil pessoas pesquisadas morreram de câncer e outras 5.500 de problemas cardíacos.
Homens e mulheres que mais consumiam carne vermelha ou carne processada tendiam a ingerir menos frutas e outros vegetais.
Foram também os mais propensos a terem o hábito de fumar e com menos tendência a terem formação universitária.
Outro dado importante é o fato de os homens com maior consumo de carne vermelha consomem mais álcool que aqueles que não exageram com a carne. A tendência, no entanto, não foi confirmada entre as mulheres.
Fonte: D24 AM
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.combateaocancer.com/excesso-de-carne-processada-oferece-mais-chances-de-morte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla