Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Onde devo me tratar?


Uma pergunta que deve ser respondida antes de proceder com qualquer tratamento é: Onde devo me tratar?


O tratamento do câncer deve ser conduzido por profissionais e em centros com capacitação adequada.

Um clínico geral não tem competência para prescrever quimioterápicos. Um cirurgião geral sem o devido treinamento também não tem habilidade para operar um caso de câncer de maneira adequada.

Se a cirurgia for realizada em um hospital público (SUS), a paciente deve se informar quem é o médico responsável pelo seu caso.

Não é aceitável que não haja um médico responsável, mesmo tratando-se de um hospital escola, onde eventualmente a paciente terá contato com diversos residentes e até alunos de graduação. Isto vale para cirurgia, radioterapia e quimioterapia. 

Especificamente no caso de doença metastática, em que o tratamento sistêmico pode durar vários anos, é extremamente importante que a paciente tenha um médico que conheça o seu histórico adequadamente, e com o qual a paciente tenha uma relação de confiança.
Se a paciente tiver a opção de escolher onde quer ser tratada, deve procurar um profissional com experiência no tratamento do câncer e em quem confie ou um centro de excelência no tratamento do câncer, e que em princípio terá profissionais mais habilitados.

No caso de radioterapia, a paciente deve atentar para o tipo de equipamento disponível, e discutir abertamente com o médico sobre a possibilidade de minimizar os efeitos colaterais, se for encaminhada para se tratar em algum centro com equipamento mais moderno.

Dependendo da situação clínica, pode ser solicitado para a paciente participar de um estudo clínico.

A pesquisa médica avança, justamente, comparando o tratamento tradicional, que pode (ou deve) ser oferecido em qualquer centro, com um tratamento inovador e potencialmente melhor.

A paciente deve averiguar junto com seu médico se existe algum estudo disponível em sua cidade, e se assim for, discutir abertamente sobre a hipótese de participar deste estudo.

Estudos clínicos estão disponíveis, geralmente, em grandes centros universitários ou hospitais privados de grande atendimento oncológico.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla