Powered By Blogger

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Câncer de Mama Avançado: Laudo de Patologia


Um laudo é elaborado sempre que uma amostra de biópsia é retirada do corpo para verificar a existência (ou não) de câncer. Estes laudos são emitidos pelo patologista que faz a análise do material da amostra e são denominados laudos de patologia. As informações contidas nesses laudos ajudarão você e seus médicos a decidirem sobre a melhor opção de tratamento para você. 

Ler o laudo anatomopatológico pode ser confuso e assustador. Muitas vezes, os laboratórios podem usar palavras diferentes para descrever a mesma coisa. Consulte nosso glossário para os termos que não entender. Esperamos ajudá-la a compreender seu laudo de patologia.

Resultados dos Exames

Com os resultados de todos os exames, você e seu médico poderão decidir qual a melhor opção de tratamento para o seu caso. A análise do tecido removido pode permitir vários tipos de laudos. Alguns exames, que requerem técnicas especiais, demoram mais que outros e nem todos os testes são realizados pelo mesmo laboratório. A maioria das informações é liberada entre 1 ou 2 semanas após a cirurgia. 

Informações Necessárias

Com todas as informações em mãos, você e seu médico podem tomar uma decisão final sobre o tratamento a ser realizado. Não se foque em apenas uma parte dos laudos, procure avaliar o diagnóstico como um todo quando avaliar as opções disponíveis de tratamento. 

Diferentes laboratórios e hospitais podem usar termos diferentes para descrever a mesma coisa. Se você não entender algum dos termos utilizados em seu laudo, não hesite em perguntar ao seu médico o que eles significam. 

Laudo de Patologia 

  • Informações Pessoais - Certifique-se de que na parte superior do laudo está escrito o seu nome e a data de sua cirurgia ou biópsia.

  • Amostra - Descrição das amostras de tecido enviadas ao laboratório de patologia. As amostras podem ter sido retiradas da mama, dos gânglios linfáticos axilares ou ambos.

  • Histórico Clínico - Breve descrição de como a lesão na mama foi encontrada. Também descreve o tipo de cirurgia realizado.

  • Diagnóstico Clínico - É o diagnóstico que os médicos estavam esperando antes da retirada da amostra de tecido para análise.

  • Descrição Geral - Descrição das amostras de tecido retiradas e enviadas para análise. Descreve o tamanho, peso e cor de cada peça.

  • Descrição Microscópica - Descrição do modo como as células cancerosas aparecem quando vistas sob o microscópio, sua relação com o tecido normal adjacente e o tamanho do tumor.

  • Marcadores - Resultados dos exames das proteínas nas células, genes que podem estar hiperexpressos, marcadores de proliferação celular.

  • Diagnóstico Final - Breve descrição de todos os achados importantes na amostra de tecido analisada.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/aguardando-o-diagnostico/6294/806/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla