Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Perguntas para o Médico sobre Câncer de Mama Avançado


Separamos perguntas-chave que poderão lhe ajudar a compreender o câncer de mama metastático e suas implicações. Anote aquelas que achar pertinente e leve à consulta com seu médico. O importante é não ficar com dúvidas!

Se diagnosticado pelo seu Clínico Geral


  • O que é câncer de mama metastático?
  • O que o meu médico quer dizer com: o câncer de mama metastático não é curável, mas é tratável?
  • O estágio IV do câncer de mama é diferente do câncer de mama metastático?
  • Para onde você encaminha seus pacientes com câncer avançado para tratamento?
  • Se eu for encaminhado para tratamento em outro lugar, como você se comunicará com o outro médico?


Escolhendo o Médico


  • Qual a sua experiência com o câncer de mama avançado?
  • No momento, você tem outras pacientes com câncer de mama metastático em tratamento?
  • Se necessário, você tem colegas com quem possa consultar?
  • Você inclui pacientes em protocolos clínicos? Se eu quiser participar de um estudo clínico, você me ajudaria a encontrar um protocolo apropriado para o meu caso?
  • Como você se mantém atualizado sobre as novidades médicas?
  • Qual é a melhor forma de contato com você ou com sua equipe entre as consultas, se eu tiver uma dúvida? Por telefone? Por e-mail?


Diagnóstico


  • O que significa um diagnóstico de câncer de mama metastático?
  • Para que partes do corpo a doença se espalhou?
  • Vai ser necessária uma biópsia? Por quê? Por que não?
  • O que é o câncer ER+? PR+? HER2+?  e Triplo Negativo?
  • Eu devo mudar meu estilo de vida?
  • Devo contar aos meus familiares e amigos que eu tenho câncer de mama estágio IV? O que devo dizer a eles?


Tratamento


  • Quais são as minhas opções de tratamento?
  • Qual o tratamento que você recomendaria? Por quê?
  • Será que este tratamento me permitirá viver mais tempo e com melhor qualidade?
  • Quais exames precisarei fazer durante o tratamento? Qual a periodicidade?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais a curto prazo deste tratamento?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais a longo prazo deste tratamento?
  • Que efeitos colaterais que eu devo informar a você? 
  • Como posso obter ajuda para aliviar a dor? Náuseas? Fadiga?
  • Qual será a frequência do tratamento? Posso fazer parte desse tratamento em casa? No consultório? No hospital?
  • Este tratamento interfere com quaisquer dos medicamentos que estou tomando atualmente? Pode afetar outros problemas de saúde que tenho atualmente?
  • Se a doença não pode ser curada, qual é o objetivo do tratamento para a doença metastática?
  • Você recomendaria o implante de um cateter? Por que ou por que não?
  • Preciso tomar alguma medicação para os ossos, como ácido zoledrónico? Por que ou por que não?
  • Preciso concluir o tratamento dentário antes de iniciar este tratamento?
  • Por que o tratamento para a doença metastática parece ser menos agressivo do que o tratamento para a doença em estágio inicial? Tudo parece menos urgente, apesar de um prognóstico muito mais grave. Por que isso?
  • Como você avaliará se o tratamento está sendo eficaz?
  • Como posso controlar a dor e outros sintomas causados pelo câncer e seus tratamentos?
  • Como faço para determinar se um protocolo clínico é adequado para mim?


Gerenciando a Dor


  • O que você mais deseja que a paciente recém-diagnosticada saiba sobre o gerenciamento da dor?
  • A dor associada com o câncer avançado pode ser controlada? Essa dor pode ser tratada? Como?
  • Que classe de medicamentos é mais eficaz contra a dor?
  • A constipação é sempre um efeito colateral? O que pode ser feito para melhorar a prisão de ventre? O que fazer se o uso de laxantes não resolver?
  • Existe um limite para que a paciente não se torne dependente dos medicamentos para a dor?
  • Quais são os produtos naturais que podem ajudar a aliviar a dor?
  • Você recomenda tratamentos alternativos ou complementares para ajudar a aliviar a dor?
  • O que funciona melhor para a dor de metástases ósseas? E para as dores nas articulações, às vezes associada aos inibidores da aromatase?
  • O que pode ser feito para aliviar a neuropatia das mãos e pés?
  • Existem novos medicamentos em desenvolvimento para o alívio da dor a curto prazo?
  • Quais os recursos que você recomendaria para o paciente que quer aprender mais sobre o gerenciamento da dor?


Suportes Disponíveis


  • Qual é o papel de um assistente social?
  • Existem serviços de suporte disponíveis para mim? E para minha família?
  • Você conhece algum grupo de apoio de câncer avançado? Você pode me indicar?
  • Você pode me encaminhar para um psicólogo? Assistente social? Nutricionista?
  • Como posso obter ajuda para controlar a ansiedade? Depressão?

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/perguntas-para-o-medico/6245/826/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla