Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O que é Câncer de Mama Avançado


O câncer de mama começa quando células cancerígenas da mama crescem e se multiplicam sem parar, formando um tumor. O câncer de mama geralmente se inicia nos ductos ou lobos da mama.


O câncer de mama é classificado em cinco estágios principais (0 a 4). Esses estágios são baseados no tamanho do tumor, comprometimento dos gânglios linfáticos e se a doença se espalhou para outros órgãos. Nos estágios iniciais do câncer de mama, os pacientes podem ser tratados com cirurgia, radioterapia ou terapia adjuvante e são curados na grande maioria das vezes. Por definição, a terapia adjuvante é qualquer tratamento que se segue a um tratamento primário. Por exemplo, a quimioterapia utilizada para destruir as células cancerígenas remanescentes da cirurgia e/ou radioterapia é considerada um tratamento adjuvante.

O estadiamento do câncer (a descrição da extensão da doença) segue internacionalmente o sistema de estadiamento da AJCC (American Joint Committee on Cancer). Neste sistema, além do estádio IV (que é o que se chama de câncer metastático ou avançado), existe também um grupo de estádios denominados de câncer LOCALMENTE avançado:


  • Estágio IIIA - Pode ser definido de duas maneiras diferentes. A primeira é se o tamanho do tumor não é grande, contudo, o câncer se espalhou para muitos linfonodos axilares ou linfonodos próximos ao esterno. A segunda é se o tumor é grande, contudo, há pouca disseminação linfonodal.

  • Estágio IIIB - Descreve o câncer de mama avançado, cujo tumor se espalhou para a parede torácica ou para a pele da mama e pode (ou não) ter-se espalhado para os linfonodos.

  • Estágio IIIC - Descreve o câncer que se espalhou para os linfonodos abaixo ou acima da clavícula, para muitos linfonodos axilares ou para os linfonodos próximos ao esterno. O tumor pode ser de qualquer tamanho.



De acordo com o AJCC, câncer metastático é o estádio IV


  • Estágio IV - É o câncer de mama metastático. Neste estágio, o tumor se espalhou para outros órgãos, tais como fígado, pulmões, ossos, cérebro e outros locais.



Dados esses vários termos é importante discutir com o médico especificamente o estágio da doença e suas características. O conhecimento sobre o estadiamento e a localização de eventuais metástases podem ajudar a determinar o tratamento. 

O câncer de mama avançado é geralmente tratado com terapia sistêmica, ou seja, com medicamentos que através da corrente sanguínea atingem as células de todo o corpo. A terapêutica sistêmica inclui o tratamento hormonal, a quimioterapia e a terapia alvo. 

Embora o câncer de mama metastático tenha se espalhado para outras partes do corpo, ele ainda é considerado e tratado como câncer de mama. Ou seja, o câncer de mama que se espalhou para os ossos ainda é câncer de mama e não um tumor ósseo, devendo ser tratado com medicamentos contra o câncer de mama.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e/6237/826/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla