Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Monitorando a Resposta ao Tratamento do Câncer de Mama Avançado




O tratamento para o câncer de mama metastático varia de pessoa para pessoa. Ele é guiado por: 


  • Características das células cancerígenas.
  • Local para onde a doença se disseminou.
  • Sintomas. 
  • Tratamentos anteriores. 


Monitorando o Câncer de Mama Avançado 

Os tumores frequentemente desenvolvem resistência (param de responder) aos medicamentos usados no tratamento do câncer de mama avançado. Assim, é comum alterar as terapêuticas com bastante frequência. Geralmente ao iniciar uma terapia medicamentosa, o médico acompanha     o paciente para observar se: 


  • O tratamento controla o crescimento do câncer.
  • Os efeitos colaterais do tratamento podem ser controlados.


Durante o tratamento são realizadas consultas mensais, onde o médico faz um exame físico e solicita exames de imagem, como raio X ou tomografia computadorizada, para verificar se a doença está respondendo ao tratamento. Isso é denominado reestadiamento. Se o tratamento é eficaz e o paciente tolerar os efeitos colaterais, no momento do reestadiamento, o tratamento é geralmente continuado. Se o tratamento não for eficaz é modificado, geralmente os medicamentos são trocados por outras opções medicamentosas. 

Marcadores Tumorais 

Em alguns casos, os exames de sangue para os marcadores tumorais também podem ser realizados para monitorar a resposta da doença ao tratamento. Podem ser solicitados periodicamente os marcadores tumorais CA 15-3 ou CA27.29. Não existe nesses marcadores uma pontuação que signifique que o tumor se espalhou (que o câncer de mama metastático piorou). Se o resultado desse exame sobe ou desce pode dar algumas informações sobre a disseminação do tumor. 

Os marcadores tumorais não são úteis para todos os casos. Alguns pacientes com resultados altos nos marcadores não apresentam doença, enquanto que outros com tumores em crescimento apresentam níveis normais.  

Os médicos não decidem o tipo de tratamento baseados apenas nos resultados dos marcadores tumorais. No entanto, podem combinar as informações de um marcador tumoral com as informações sobre os sintomas relatados pelos pacientes e os resultados dos exames de imagem, como o de cintilografia óssea.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla

extraído: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/monitorando-tratamento/6252/826/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla