Powered By Blogger

domingo, 24 de abril de 2016

A reposição de melatonina beneficiaria a função cognitiva e de sono na doença de Alzheimer

Por Ana Leite -
1
47
A ligação entre má qualidade do sono e doença de Alzheimer (DA) foi recentemente sugerida. Como os níveis de melatonina endógena são reduzidos já em estágios DA pré-clínicos, é importante perguntar se a reposição do hormônio em falta seria benéfica na DA e se esses efeitos seriam relacionados com a presença de distúrbio do sono em pacientes.
Em uma pesquisa divulgada na Clinical Interventions in Aging foi estudada uma amostra de 80 pacientes (50,7% do sexo masculino), com idade média de 75,3 anos (variando de 52-85 anos), com diagnóstico de DA de leve a moderada, com e sem insônia e recebendo terapia padrão (inibidores da acetilcolinesterase, com ou sem a memantina), os pacientes foram tratados por duas semanas com placebo e randomizados para receber 2 mg de melatonina de liberação prolongada ou placebo a cada noite durante 24 semanas, seguidas de duas semanas de placebo.  Para avaliação da amostra, foram utilizadas a: Assessment Scale-cognição EA (ADAS-cog), teste para atividades instrumentais de vida diária (AIVD), teste de mimimental (MMSE) e índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI).
Os doentes tratados com melatonina de libertação prolongada tinham melhora cognitiva significativa do que os tratados com placebo. A eficiência do sono, medida pelo PSQI também foi melhor com melatonina. No subgrupo com insônia, o tratamento com melatonina de liberação prolongada produziu efeitos clinicamente significativos em comparação com o placebo. Os valores medianos ADAS-cog também foram significativamente melhor.
O estudo conclui que a melatonina de liberação tem efeitos positivos sobre o funcionamento cognitivo e na manutenção do sono em pacientes com DA em comparação com placebo, especialmente em pessoas com insônia.
Para mais detalhes, acesse o artigo aqui. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4069047/)
______________________________________
Um lembrete para quem se interessa por materiais de estimulação: temos os cadernos de exercícios Reab.me. Pensados para adultos com disfunção cognitiva, esse material é largamente utilizado com pessoas com demência de Alzheimer, tanto no trabalho de Reabilitação quanto na estimulação cotidiana pelo cuidador. Um material caracterizado por sua simplicidade, conteúdo versátil e facilidade de aplicação.  Todos os exercícios abordam temas do cotidiano, da rotina, dos interesses e da história do paciente. Enquanto resgata informações da vida atual e anterior da pessoa, as questões estimulam habilidades como memória, atenção, linguagem, dentre outras. 
Venda e mais informações em: www.reab.me/loja. Enviamos para todo Brasil e Portugal! 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.reab.me/a-reposicao-de-melatonina-beneficiaria-a-funcao-cognitiva-e-de-sono-na-doenca-de-alzheimer/
_imagem: Ronn aka “Blue” Aldaman____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla