Powered By Blogger

terça-feira, 19 de abril de 2016

o que é leucograma?

O leucograma é uma parte do exame de sangue que consiste em avaliar os leucócitos, células de defesa do organismo, também chamadas de glóbulos brancos. Ele indica o número de neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
O leucograma serve para identificar como os leucócitos, que são as células de defesa do organismo, estão se comportando.
Neutrófilos: células sanguíneas mais abundantes em relação ao sistema de defesa, sendo responsável pelo combate a bactérias. Por isso, quando os valores de neutrófilos estão altos, isto pode indicar uma infecçã🔸
Eosinófilos: são células de defesa que são ativadas em caso de alergia ou caso o indivíduo tenha algum parasita intestinal.


🔸

Basófilos: são as células de defesa que são ativadas em caso de inflamação crônica ou alergia prolongada.


🔸

Linfócitos: combatem vírus, tumores e produzem anticorpos. Quando aumentados, podem indicar uma infecção viral, HIV ou a rejeição de um órgão transplantado, por exemplo.


🔸

Monócitos: são células de defesa responsáveis for fagocitar (comer) microrganismos invasores. Atuam contra vírus e bactérias, sem distinção.


🔸

Macrófago: célula derivada do monócito. Os monócitos circulantes saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo. No tecido conjuntivo se transformam em macrófagos.






obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:https://www.facebook.com/NoCaminhoDaEnfermagem/?fref=photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla