Segundo Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros ingere doces cinco ou mais vezes por semana
Segundo Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros ingere doces cinco ou mais vezes por semana
Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Ministério da Saúde revelou dados preocupantes sobre o consumo de doces entre os brasileiros: um em cada cinco adultos tem uma alimentação rica em açúcar — o que significa ingerir doces cinco ou mais vezes na semana. Entre jovens de 18 a 24 anos, o percentual atinge 28,5% da população com essa faixa etária. O levantamento Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2015) ainda mostrou que 30% desse público bebe refrigerante diariamente. Foram entrevistados por telefone 54 mil adultos que vivem nas capitais brasileiras.
A vontade de comer doces, de acordo com a endocrinologista Gabriela Teló, nasce de uma memória que traz sensação de prazer, construída no momento da ingestão do alimento. A médica explica que, de maneira em geral, o consumo não deve fazer parte da rotina alimentar das pessoas, podendo ser feito de forma esporádica e em pequena quantidade. Algumas recomendações sugerem que a ingestão diária de açúcar não deva ser maior do que 100 calorias por dia para mulheres e 150 para homens.
— O consumo excessivo de doces pode aumentar o risco de obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado e doenças cardiovasculares. Em um estudo que acompanhou mais de 10 mil pessoas por cerca de 15 anos, aqueles que consumiam 25% ou mais das calorias diárias sob forma de doces ou açúcar apresentaram o dobro de risco de morrer por problemas do coração do que aqueles que consumiam menos de 10% das calorias diárias sob forma de doces ou açúcar — ressalta Gabriela.
Na pesquisa do Ministério da Saúde, outro dado que chamou atenção foi a posição de Porto Alegre no ranking das capitais com os maiores índices de diabetes: 8,7% dos porto-alegrenses têm a doença, o que representa a vice-liderança no Brasil, ficando atrás somente da cidade do Rio de Janeiro. Gabriela Teló acredita que a explicação está ligada diretamente ao fato de a capital gaúcha também ocupar as primeiras colocações no país no que se refere a obesidade da população:
— A associação de obesidade e diabetes já é bem conhecida, e esta é, possivelmente, uma das principais causas do maior número de indivíduos com diabetes na nossa cidade.
Cortar todo o açúcar da alimentação, de uma vez só, pode piorar a compulsão por doces. O ideal é que, gradativamente, se faça a substituição de doces e açúcares por alimentos mais nutritivos, como frutas e alimentos integrais. Estudos mostram que se leva, em média, 66 dias para que um novo hábito passe a fazer parte da nossa rotina. Lembrar desse dado pode ajudar a manter o foco e a motivação em busca de uma vida mais saudável.

VEJA ALGUMAS DICAS QUE PODEM AJUDAR A DIMINUIR O CONSUMO DE DOCES NO DIA A DIA:


  1. Mantenha longe. Não guarde doces e bebidas artificiais em casa. Não tê-los ao seu alcance irá ajudar a diminuir o consumo desses alimentos.
  2. Prepare seus alimentos. Prepare os seus próprios alimentos e repare na quantidade de açúcar adicionado na preparação. Aos poucos, você poderá buscar receitas com opções mais saudáveis e com menor adição de açúcar.
  3. Tome café da manhã. Não pule o café da manhã. Alguns estudos sugerem que uma alimentação com refeições equilibradas pode reduzir a vontade de comer doces.
  4. Consuma alimentos integrais. Inclua alimentos integrais na sua rotina. Eles aumentam a saciedade e podem diminuir a vontade de comer doces.
  5. Cuidado com os adoçantes. Trocar o açúcar por adoçantes pode ser uma cilada. O adoçante pode não fornecer a mesma sensação de saciedade e gerar um consumo de alimentos ainda maior.
  6. Busque alternativas. Busque ações alternativas para educar o cérebro a obter sensação de prazer de outras formas. Exercício físico, momentos de lazer, técnicas de relaxamento e meditação são ótimas opções que podem diminuir o estresse e proporcionar a mesma memória de prazer e bem-estar que o doce proporciona, mas de uma forma mais saudável.
  7. Coma frutas. Se você não abre mão da sobremesa, procure comer frutas in natura ou em forma de salada. São saudáveis e ainda vão te deixar com o paladar adocicado.
  8. Aposte no iogurte. Outra maneira de deixar o paladar adocicado de forma saudável é consumir iogurte sem açúcar, adicionando frutas secas como uva passa e damasco, que geralmente são mais adocicadas do que as in natura, porque elas concentram mais frutose.

Fontes: Gabriela Teló, médica endocrinologista, especialista em diabetes pela Joslin Diabetes Center/Harvard, e Júlia Dubin Melnick, nutricionista
 obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla