Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Livro gratuito traz receitas saborosas para Pacientes com Câncer

01 de abril de 2016
"Receitas para Animar o Apetite" foi criado em parceria pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e a chef Mariana Valentini para apetecer o paladar durante e depois do tratamento.
Para muitos comer é uma verdadeira paixão. Os aromas, sabores, cores, texturas e infinitas possibilidades de combinar ingredientes torna o prato muito mais atraente. Às vezes a beleza da receita é tão apetitosa quanto a comida em si - o que nos faz até "comer com os olhos".
Mas para pacientes que sofrem com o câncer esse prazer pode esmorecer com durante o tratamento, muita vezes agressivo e invasivo. Pensando nisso o nutricionista e coordenador do ambulatório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Vitor Modesto Rosa, e a chef Mariana Valentini, do restaurante Brodo Rosticceria, criaram receitas saudáveis e que funcionam como remédio natural contra alguns dos efeitos colaterais comuns da doença. Afinal, a gastronomia pode ser também um alimento da alma.
"A doença em si já tem fatores que alteram o metabolismo do paciente e impactam na alimentação, pois o tumor acaba gastando mais energia do corpo e reduzindo o apetite", explica Vitor. E nessa perda o visual, além da alquimia dos ingredientes, acaba como um importante item para trazer de volta o prazer da comida. "A tentativa é de chamar atenção pelo visual do prato para 'se comer com os olhos', criando também um sabor mais acentuado que ajuda no estímulo".
Tanto para quem está em tratamento ou para quem está se recuperando as receitas servem como uma forma de unir família e amigos. "As receitas não são só para os pacientes, mas também para a vida inteira. Isso é uma forma dele não se sentir excluído do seu ambiente familiar, de refeição e convívio", afirma o nutricionista.
Em parceria com a editora Livre Conteúdo e a Eurofarma, a chef e o nutricionista elaboraram 22 receitas com indicações para cada sintoma, com modo de preparo e dicas. O E-book é gratuito e pode ser adquirido pelo site.(http://www.animandoapetite.com.br/)
Confira três receitas simples e fáceis:

Creme de beterraba

Ingredientes
  • 4 beterrabas
  • 6 xícaras (chá) de caldo de legumes
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite
  • Sal a gosto
Modo de preparo
Embrulhe cada beterraba em papel-alumínio e leve-as ao forno forte por cerca de 1 hora. Desembrulhe-as com cuidado, descasque-as e corte-as em pedaços. Bata no liquidificador com o caldo de legumes e leve ao fogo para ferver novamente. Adicione o sal. Caso deseje um creme mais grosso deixe que o caldo evapore por alguns minutos mexendo ocasionalmente. Se quiser um creme mais ralo, coloque mais caldo. Sirva em tigelinhas com creme de leite.
Truque de mestre: para decorar, corte a ponta da caixa do creme de leite e faça fios sobre o creme de beterraba. Com a ajuda de um palito de dentes crie desenhos em zigue-zague.
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 15 minutos + tempo de forno
Indicado: perda de apetite, dificuldade de engolir, boca seca e feridas na boca

Wrap de ervas e agrião

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de ricota
  • 1/2 xícara (chá) de requeijão
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1 colher (sopa) de folha de manjericão
  • Sal a gosto
  • 1 cenoura ralada
  • 2 xícaras (chá) de folha de agrião
  • 2 fatias de pão árabe
Modo de preparo                    
Abra ao meio cada fatia de pão árabe: no total, você ficará com 4 camadas de pão. Use o processador para bater a ricota com o requeijão, a salsinha, o manjericão e tempere com sal. Misture a cenoura ralada e espalhe por cada camada de pão. Acrescente o agrião e enrole com cuidado, apertando bem. Corte cada rolinho em fatias diagonais e sirva.
Truques de mestre:
  • Caso você não tenha processador, pode amassar a salsinha, o manjericão e a ricota em um pilão. Depois junte o requeijão e a cenoura ralada.
  • Você pode substituir o requeijão por cream cheese.
  • Pode bater também a cenoura no processador em vez de ralar. É mais rápido e prático.
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 25 minutos
Indicado: perda de apetite e intestino preso
Não indicado: dificuldade de engolir, boca seca, feridas na boca e diarreia.

Suflê de chocolate gourmandise

Ingredientes
  • 120 g de chocolate em barra ao leite ou meio amargo
  • 120 g de manteiga    
  • 3 ovos    
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • Raspas de uma laranja    
  • 100 g de açúcar
Modo de preparo
Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, na potência média, mexendo a cada 30 segundos. Reserve.                
Com um batedor manual ou na batedeira, bata os ovos com o chocolate em pó, o açúcar e as raspas de laranja até que tudo esteja incorporado. Despeje a mistura de chocolate gradualmente mexendo sempre. Unte 4 forminhas de suflê com manteiga e açúcar. Despeje a massa somente até a metade das forminhas e leve para assar, em forno médio, por 10 a 15 minutos, até que estejam dourados e crescidos. Sirva.
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 15 minutos + tempo de forno
Indicado: perda de apetite, dificuldade de engolir e feridas na boca
Não indicado: diarreia.

Fonte: M/Trends

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs

Carla
extraído:http://www.abrale.org.br/noticia/livro-gratuito-traz-receitas-saborosas-para-pacientes-com-cancer#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla