Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Repelentes contra Aedes Aegypit: saiba as diferenças e como usar com segurança



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda três princípios ativos para se proteger do mosquito, que transmite o Zika vírus, a dengue e a Chikungunya

Redação Plena
 
Com forte suspeita de que o surto de microcefalia no Brasil esteja sendo causado pelo Zika vírus, transmitido pelo Aedes Aegypit, o Ministério da Saúde tem recomendado o uso de repelentes como uma importante arma para se proteger contra as picadas. Porém, ainda existe uma grande dúvida sobre quais repelentes são eficazes contra o Aedes Aegypit e o uso com segurança.
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda três princípios ativos para se proteger do mosquito, que transmite o Zika vírus, a dengue e a Chikungunya, entre eles está o IR3535 -presente nos rótulos das loções repelentes como Ethyl Butylacetylaminopropionate -, o único recomendado para bebês a partir dos 6 meses, tendo a mesma eficácia em todas as idades. A substância se diferencia dos demais repelentes por possuir estrutura química semelhante à beta-alanina, um aminoácido encontrado no corpo humano, por tanto muito bem tolerado pelo organismo.
 
Embora sejam seguros quando usados nas quantidades recomendadas, a maioria dos repelentes são substâncias tóxicas, classificadas como pesticidas. Se usados em excesso, podem causar neutoxicidade. Por isso, a quantidade de aplicações diárias também é um fator relevante, ao qual se deve prestar bastante atenção e seguir a recomendação do fabricante. Já o IR3535, é um biopesticida, com melhor perfil de segurança e sem restrições quanto à reaplicação, podendo ser usado inclusive por pessoas com pele sensível, idosos e gestantes.
 
Como usar o repelente:
 
•Apenas as áreas expostas do corpo devem receber o repelente. O produto deve ser reaplicado conforme a indicação de cada fabricante e em caso de suor excessivo ou contato com água.  Porém, é importante atentar para o limite de aplicações diária de cada produto.
 
•Apenas o IR3535 não possui restrição de aplicações diárias e pode ser usado em crianças a partir dos 6 meses.
 
•Existem repelentes específicos recomendados para as crianças, com formulações menos tóxicas.
 
•O tempo de ação varia de acordo com a concentração de princípio ativo na fórmula.
 
•Os bebês com menos de 6 meses devem ser protegidos com roupas adequadas e frescas, e proteção na casa e no berço. As mães devem ter cuidado redobrado para evitar que os mosquitos entrem em casa.
 
•Nenhum repelente é 100% eficaz, e, sendo assim, todas as medidas acima, bem como as que são apresentadas regularmente pelo Ministério da Saúde, devem ser seguidas.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.portalplena.com/saude/1056-repelentes-contra-o-aedes-aegypit-saiba-as-diferencas-e-como-usar-com-seguranca
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla