Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de abril de 2016

REDUZIR O CONSUMO DE SAL E AÇÚCAR É FUNDAMENTAL PARA MELHORAR O TRATAMENTO DO DIABETES

Pesquisadores do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, conhecido como Inserm, demonstraram que a cirurgia de bypass gástrico, tipicamente associada com a obesidade, pode melhorar o diabetes tipo 2. Eles também constataram que a redução simultânea do consumo de açúcar e de sal pode ajudar a prevenir e tratar a condição.
Os resultados de um estudo, publicado na revista Cell Metabolism, podem trazer esperança para os 300 milhões de pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 em todo o mundo. A diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada pela hiperglicemia crônica – ou níveis excessivamente elevados de glicose (açúcar) no sangue. Esta condição tende a ser diagnosticada em pessoas mais velhas e é mais susceptível de afetar aqueles que são obesos ou com sobrepeso.
sal-acucar2
Uma equipe de pesquisadores do Inserm da França descobriu que realizar a cirurgia de bypass gástrico (redução cirúrgica do tamanho do estômago) em pacientes com diabetes restringe a absorção de açúcar ingerido, evitando que os níveis de açúcar no sangue subam após as refeições. O açúcar consumido era absorvido apenas no intestino grosso após entrar em contato com a bile. Procurando explicar os resultados, a equipe estudou os efeitos da operação de bypass gástrico no porco anão, um mamífero onívoro com a anatomia e fisiologia digestiva muito próxima ao dos humanos.
Ao adicionar sal à comida de animais que fizeram a operação, fez restaurar a absorção do açúcar na parte superior do intestino, fazendo com que os níveis de glicose no sangue subissem. Em outras palavras, o sal parece desempenhar um papel fundamental na absorção da glicose pelo intestino. Os pesquisadores sublinharam que a redução da absorção de glicose não é o único fator determinante na melhoria da saúde desses pacientes. A perda de peso e redução do apetite por alimentos doces também parece desempenhar um papel importante na manutenção dos resultados positivos à longo prazo.
No entanto, a pesquisa confirma que o sal pode ter um impacto negativo sobre a saúde, uma vez que contribui para o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Em conclusão, o estudo aponta para meios não-cirúrgicos de prevenção e tratamento da diabetes, modulando a absorção de glicose no intestino, tanto através de medidas dietéticas – como restringir o consumo combinado de açúcar e sal – ou com novos produtos farmacêuticos. Novos compostos poderiam ser desenvolvidos para inibir seletivamente a ação de sódio-glucose no intestino, oferecendo um tratamento potencial promissor para os seres humanos, disseram os cientistas.
 obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla