Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




segunda-feira, 4 de abril de 2016

REDUZIR O CONSUMO DE SAL E AÇÚCAR É FUNDAMENTAL PARA MELHORAR O TRATAMENTO DO DIABETES

Pesquisadores do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, conhecido como Inserm, demonstraram que a cirurgia de bypass gástrico, tipicamente associada com a obesidade, pode melhorar o diabetes tipo 2. Eles também constataram que a redução simultânea do consumo de açúcar e de sal pode ajudar a prevenir e tratar a condição.
Os resultados de um estudo, publicado na revista Cell Metabolism, podem trazer esperança para os 300 milhões de pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 em todo o mundo. A diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada pela hiperglicemia crônica – ou níveis excessivamente elevados de glicose (açúcar) no sangue. Esta condição tende a ser diagnosticada em pessoas mais velhas e é mais susceptível de afetar aqueles que são obesos ou com sobrepeso.
sal-acucar2
Uma equipe de pesquisadores do Inserm da França descobriu que realizar a cirurgia de bypass gástrico (redução cirúrgica do tamanho do estômago) em pacientes com diabetes restringe a absorção de açúcar ingerido, evitando que os níveis de açúcar no sangue subam após as refeições. O açúcar consumido era absorvido apenas no intestino grosso após entrar em contato com a bile. Procurando explicar os resultados, a equipe estudou os efeitos da operação de bypass gástrico no porco anão, um mamífero onívoro com a anatomia e fisiologia digestiva muito próxima ao dos humanos.
Ao adicionar sal à comida de animais que fizeram a operação, fez restaurar a absorção do açúcar na parte superior do intestino, fazendo com que os níveis de glicose no sangue subissem. Em outras palavras, o sal parece desempenhar um papel fundamental na absorção da glicose pelo intestino. Os pesquisadores sublinharam que a redução da absorção de glicose não é o único fator determinante na melhoria da saúde desses pacientes. A perda de peso e redução do apetite por alimentos doces também parece desempenhar um papel importante na manutenção dos resultados positivos à longo prazo.
No entanto, a pesquisa confirma que o sal pode ter um impacto negativo sobre a saúde, uma vez que contribui para o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Em conclusão, o estudo aponta para meios não-cirúrgicos de prevenção e tratamento da diabetes, modulando a absorção de glicose no intestino, tanto através de medidas dietéticas – como restringir o consumo combinado de açúcar e sal – ou com novos produtos farmacêuticos. Novos compostos poderiam ser desenvolvidos para inibir seletivamente a ação de sódio-glucose no intestino, oferecendo um tratamento potencial promissor para os seres humanos, disseram os cientistas.
 obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla